A Nouryon aumentou o lucro de seus resultados financeiros em 2020, mantendo um compromisso contínuo com os clientes e gerenciamento disciplinado de custos

 

“Estou satisfeito com nossos resultados de 2020, pois refletem nossa capacidade de resposta às necessidades dos clientes e um investimento estratégico em mercados resilientes e de alto crescimento”, afirma Charlie Shaver, Presidente e CEO da Nouryon.

 

“A força de nosso portfólio é evidente diante da diversidade de nossa base de clientes e da natureza global de nossos negócios. Essa força tem como fundamento a disciplina de custos de nossa equipe e nossa capacidade de lançar novas soluções inovadoras e sustentáveis no mercado em tempo hábil”, disse ele.

 

A demanda geral permaneceu sólida em muitos dos principais mercados-alvo da Nouryon, como a agricultura e home care, com volumes reduzidos em alguns mercados devido à pandemia da COVID-19. A receita total de 2020 diminuiu 4% devido aos preços e volumes mais baixos, enquanto o EBITDA ajustado aumentou 3%, indo para € 1.162 milhão. A sólida posição de caixa da empresa também a permitiu liquidar, voluntariamente, € 100 milhões do seu empréstimo a prazo em euros.

 

Dados financeiros selecionados (em milhões de euros)
 20192020Variação
Receita
(excluindo efeitos cambiais e alteração de portfólio)
5.0824.700(4%)1
EBITDA ajustado21.1281.1623%
Margem EBITDA (%)22,2%24,7%

 

Segundo Shaver, as atividades específicas de transformação da empresa continuam a gerar resultados positivos. Por exemplo, a aquisição do negócio de carboximetilcelulose (CMC) da J.M. Em 2020, a Huber Corporation permitiu que a Nouryon ampliasse significativamente seu portfólio de produtos em CMC, um polímero sustentável, solúvel em água e de base biológica usado em uma ampla gama de mercados, desde home care e personal care a construções, alimentos e produtos farmacêuticos.

 

Aquisições estratégicas como essa e a alienação de negócios não essenciais, como a venda de polímero em pó redispersível (RPP) em 2020 pela empresa e o recente anúncio da venda do negócio de especialidades salinas, ressaltam a estratégia da Nouryon de estar altamente sintonizada com as necessidades dos clientes e criar uma escala que a ajudará a se tornar líder mundial nos principais mercados de produtos químicos especializados.

 

A reformulação do negócio de Produtos Químicos industriais para a Nobian reforça ainda mais esta estratégia, permitindo que a Nouryon se concentre e aumente sua posição de liderança em produtos químicos globais especializados.

 

Com base na conquista na escala de classificação da EcoVadis 2020 na categoria Silver, a Nouryon comprometeu-se a melhorar seus objetivos de sustentabilidade, especificamente para reduzir as emissões de carbono em 25% e aumentar sua parcela de energia renovável e de baixas emissões de carbono para 60%, até 2025. A empresa também lançou novos produtos sustentáveis em 2020 para ajudar seus clientes a também alcançarem seus objetivos, incluindo revestimentos de tinta antiviral, ingredientes biodegradáveis de proteção de cultivos e produtos para revestimentos frios para telhados que reduzem a necessidade de ar-condicionado.

 

1) Excluindo o impacto das alterações cambiais e de portfólio.

2) EBITDA ajustado para: (i) eliminar determinados rendimentos não operacionais ou itens de despesa, (II) eliminar o impacto de determinados itens não monetários e outros itens incluídos no lucro do período e EBITDA, que a empresa não considera indicativos de seu desempenho operacional contínuo e (iii) eliminar determinados itens incomuns que afetam os resultados em um período específico.