Home Painéis Setoriais

Painéis Setoriais

Desde 2006, são realizados os Painéis Setoriais, que são seminários técnicos voltados a diversos segmentos industriais. Em 2021, as novas peças acabadas, as mais recentes soluções em matérias-primas e equipamentos, e os destaques de tecnologias para a fabricação de peças em Composites, poliuretano e plásticos de engenharia continuarão a ser demonstrados através dos eventos técnicos sobre Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia / Compostos termo plástico . Os eventos do próximo ano acontecerão de três formas:

Calendário 2021

» Webinar 2º Semestre 2021

Painéis Setoriais 2021 online

Com o adiamento da FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR presencial para 2022, faremos mais uma edição dos Painéis Setoriais online de 20 a 24 de setembro de 2021 (da mesma forma como fizemos em 2020). A novidade é que, nesse ano, estes seminários acontecerão no auditório da FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR VIRTUAL. Confira os seminários online sobre composites, poliuretano e plásticos de engenharia/compostos termoplásticos Segue a programação dos Painéis:

O isolamento térmico para o setor de AVAC-R e a ABRAVA

Palestrante: Eng. Lineu T. de F. Holzmann (Abrava)

Agentes de expansão de ultra baixo GWP para espumas PUR/XPS – Adoções de Solstice HFO na América Latina” (Honeywell)

Resumo: Apresentará soluções de ultrabaixo impacto ambiental para materiais expandidos com foco na geração de barreiras térmicas de alta eficiência, principalmente em poliuretano e poliestireno extrudado. Alguns casos do sucesso na América latina serão discutidos.

Palestrante: Salvador Mejía, gerente técnico LATAM da Honeywell

Adesivos Estruturais: Isolamento e Gerenciamento Térmico (Parker Lord)

Resumo: Você conhece os benefícios gerados com os adesivos estruturais? Além de reduzir custos, aumentar a produtividade e resistência mecânica, eles também podem ser utilizados para isolamento térmico! Nesse painel a Parker Lord irá mostrar como as propriedades dos adesivos contribuem para o isolamento térmico em projetos de engenharia. E mais: como eles estão sendo utilizados para reduzir a temperatura de trabalho e aumentar a eficiência!

Palestrante: Gabriel Matos da Silva, account manager & tech service

As mesclas Solkane 365/227 e  a linha Ixol para espumas de PU (Solvay)

Resumo: A apresentação enfoca o HFC 365 mfc e suas misturas com HFC 227ea como agentes de expansão de espumas de PU, destacando suas propriedades e vantagens na produção de espumas de PU para isolamento térmico, bem como a Linha Ixol de retardantes de chama permanentes para espumas de PU.

Palestrante: Mario Avezu é engenheiro Químico pela FEI, com cursos de pós-graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP e em Administração de Marketing pela ESPM. Tem experiência como professor universitário das disciplinas Físico Química, Química Geral e Termodinâmica Química, e atua há mais de 30 anos na indústria química, com atuação nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Assistência Técnica,  Marketing e Vendas. Atualmente exerce a função de Gerente de Vendas e Marketing da unidade Technology Solutions da Solvay para a América do Sul.

 Soluções de catalisador HFO-estável (Huntsman)

Resumo: Os catalisadores de amina terciária, tradicionalmente usados em isolamento de espuma rígida de poliuretano, não são compatíveis com os novos agentes de expansão de baixo GWP e exigem estabilidade da resina sem sacrificar a reatividade. A Huntsman Performance Products tem pesquisado e desenvolvido soluções para ajudar os clientes a produzir espuma de poliuretano de isolamento da mais alta qualidade, para construções residenciais e comerciais, bem como aplicações de cadeia de frio, para ajudar a reduzir o consumo de energia.

Palestrante: Matt Meredith – Gerente de P&D da Huntsman Performance Products. Matt Meredith é gerente de P&D na Huntsman Corporation na Divisão de Performance Products, onde supervisiona a inovação, patentes e serviço técnico sobre aditivos de amina para materiais poliméricos. Matt é PhD em Química Orgânica pela University of Oklahoma e tem formação em Ciência de Polímeros, Química Sintética e Eletroquímica.

Ensaios relevantes para estudo de vida útil de um prepreg (Embraer)

Resumo: Estudo da vida útil de um prepreg e dos ensaios capazes de detectar o avanço da resina antes que as propriedades mecânicas sejam afetadas. A caracterização do prepreg foi feita após a diferentes períodos de armazenamento e tempos de exposição a temperatura ambiente.

Palestrante: Tanila Faria, Ph.D., R&T – Composite Materials

Ensaios relevantes para estudo de vida útil de um prepreg (Embraer)

Resumo: Estudo da vida útil de um prepreg e dos ensaios capazes de detectar o avanço da resina antes que as propriedades mecânicas sejam afetadas. A caracterização do prepreg foi feita após a diferentes períodos de armazenamento e tempos de exposição a temperatura ambiente.

Palestrante: Tanila Faria, Ph.D., R&T – Composite Materials

Sistemas de poliuretanos à base de policarbonato diol para aplicações aeroespaciais de alto desempenho (UBE)

Resumo: As peças de poliuretano estão cada vez mais substituindo componentes de metal, borracha e plástico na indústria aeroespacial. Algumas destas aplicações, no entanto, têm requisitos de desempenho mais elevados que os poliuretanos tradicionais não podem atender. Os poliuretanos com ligações de carbonato incorporados na cadeia são materiais de alto desempenho que apresentam propriedades superiores e durabilidade extrema, quando comparados aos poliuretanos à base de poliéter-diol ou poliéster-diol.

Palestrante: Dr. Manuel Colera, Atlantic Business Development & Marketing Manager

Compósitos em Fibra de Carbono – Oportunidade na construção de aeronaves (Teijin Carbon America)

Resumo: Esta palestra apresentará uma série de materiais compósitos termoplásticos, suas características, os métodos de transformação e os benefícios observados no desenvolvimento de inúmeros novos projetos.

Abordar também o já consagrado uso de compósitos em resina termorrígida em tecidos com construções especiais tipo “Non-Crimp Fabrics”  que tem encontrado espaço interessante no desenvolvimento de peças estruturais. E por último vamos introduzir os compósitos termorrígidos de cura rápida que representam uma redução significativa de tempo de processamento de peças em compósitos.

Palestrante: Carlos Leão Leutewiler é gerente de vendas e marketing América do Sul. É químico industrial e engenheiro químico graduado pelas Faculdades Oswaldo Cruz – SP. Tem pós-graduado em Qualidade e Produtividade pela ESA-FEI- SP e MBA em Gestão estratégica de Negócios pela FGV -SP.

Plásticos de engenharia e alta temperatura para a indústria aeroespacial (Ensinger)

Resumo: Breve apresentação da empresa, linha de produtos dedicada para a indústria aeroespacial e cases de aplicações.

Palestrantes: Ana Paula Celiberto é engª química com mais de 20 anos de experiência no segmento de plástico industrial, com especialização em processos petroquímicos e mkt. É gerente da divisão de plásticos de alta performance. Augusto Nienow é eng. mecânico com mais de 20 anos de experiência no segmento de plástico industrial e projetos, com especializações em vendas. É gerente da divisão de plásticos de engenharia.

Produção e caracterização de grafeno obtido a partir da grafita natural

Resumo: Mostrará os principais processos de produção de grafeno, em especial pela técnica de esfoliação em fase líquida do grafite; cenário de produção no Brasil no âmbito do projeto MGgrafeno (parceria entre UFMG, CDTN e CODEMGE): principais desafios, produtos gerados, processo de certificação da qualidade dos materiais e aplicações. Palestrante: Dra. Adelina Pinheiro Santos

Transformando o Grafeno em realidade: Como atravessar o ‘vale da morte’ com novos materiais, gerando aplicações de mercado

Resumo: Relativamente novo, o grafeno possui apenas 17 anos de existência. E como qualquer novo material, o seu desafio de mercado está em transformar pesquisas e protótipos em produtos comerciais; permitindo que o grafeno ganhe escala e uso pelo público em geral. A Gerdau Graphene irá contar como está liderando esta transformação na região, e o potencial de consumo e aplicações de mercado que vislumbra para o grafeno.

Palestrante: Alexandre de Toledo Corrêa, diretor geral da Gerdau Graphene

Grafeno e Composites: juntos e mais resistentes

Resumo: Mostrará como os materiais grafenos estão fazendo com que os composites fiquem ainda mais resistentes, com melhor desempenho e mais leves. O grafeno vem provando que oferece melhorias significativas para aplicações tanto em composites termofixos como em composites termoplásticos. Essa apresentação proverá uma visão geral dos diferentes tipos de materiais grafenos em uso e também exemplos de aplicações desenvolvidas pelo The Graphene Council, o maior órgão no mundo em termos de grafeno.

Palestrante: Terrance Barkan, diretor executivo do The Graphene Council

O aditivo do futuro já é realidade

Resumo: Utilização do GRAFENO e suas aplicações em produtos estratégicos no segmento de materiais compósitos, tintas e plásticos. A inovação nos processos de aditivação apresenta uma proposta diferenciada e de elevada performance para as linhas de produtos.

Palestrantes: Wanderley da Costa é doutor em adesivos (USP), e Samar Carvalho é engenheira de materiais e COO da Polystell

Resumo: Essa apresentação mostrará diversos materiais aplicados no setor de petróleo e gás, assim como a engenharia e desenvolvimento de produtos. Também serão abordadas uma série de características relativas à fabricação de produtos.

Palestrante: Valmir Batista é gerente de produtos. Atua há 26 anos na aplicação de elastômeros.



Palestrante: Mirna Robles é especialista em epóxi para as Américas



Resumo: A indústria de óleo e gás tem o desafio das manutenções devido ao ambiente inserido, sendo essencial produtos de alta qualidade e durabilidade, ambos encontrados nos revestimentos elastoméricos de poliuretano à base de policarbonato diol, que promovem considerável melhora na resistência à abrasão, propriedades mecânicas e resistência hidrolítica em relação aos poliuretanos padrão. Promovem também estabilidade no sistema, reduzindo o custo com manutenção.

Palestrante: Paula Alves Donnantuoni, Especialista em Desenvolvimento de Negócios LatAm



Resumo: A Covestro apresenta a tecnologia poliaspártica, já especificada na ISO 12944-5:2018. Este sistema  de revestimentos 2 componentes altos sólidos define novos padrões ao alcançar economias significativas de tempo e custos,  oferecendo o mesmo alto nível de proteção contra corrosão que as pinturas multicamadas convencionais. Enquanto reduz em até 30% as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC), com cura até oito vezes mais rápido do que outros sistemas, os poliaspárticos  permitem retorno mais rápido às operações para superfícies metálicas ao exterior. Em resumo: alta espessura de camada, secagem rápida, baixo teor de solvente e processo de pintura simplificado com alta proteção corrosiva

Palestrante: Ana Paula Alonso Cardoso é bacharel em Química pela USP. Tem experiência em formulação e assitência técnica de tintas com foco em sistemas poliuretânicos, dispersões e sistemas poliaspárticos

Resumo: A ABIPLAST abordará os compostos termoplásticos, citando as principais características, os tipos de compostos mais comuns e suas aplicações. Também mostrará as tendências para esse segmento, bem como os dados do setor de transformação e reciclagem de plásticos.

Palestrante: Simone Carvalho é pós-graduada em gestão ambiental, química industrial especialista em polímeros e técnica em plásticos, atuando no setor plástico há 35 anos. É assessora técnica na ABIPLAST e SINDIPLAST há 9 anos, atuando em questões técnicas do setor plástico referentes à economia circular e sustentabilidade, normas e regulações.



Resumo: Os requerimentos legais relacionados à redução nas emissões trazem novos e importantes desafios para engenharia automotiva: motores turbo e powertrain baseados em sistemas elétricos e/ou híbridos requerem superior estabilidade térmica, além do controle da corrosão galvânica nos componentes mais sensíveis. Ultramid B3PG6 incorpora exclusivo pacote de estabilização térmica livre de halogenados, o qual proporciona excelente performance mecânica em uso contínuo em temperaturas até 190°C.

Palestrante: Fernando Ribeiro é Gerente Sr de desenvolvimento técnico para EP e TPU na BASF América do Sul. É engenheiro de materiais formado na UFSCar, com MBV pela FGV e 25 anos de atuação na área Petroquímica e de Plástico de engenharia.



Resumo: Demonstrar como uma mudança de cultura e uso do Composto de Purga ideal traz significativa redução de custo e aumento de produtividade para as empresas que processam Compostos Termoplásticos.   A  Tecnologia pode ser usada em Injeção,  Extrusão e Sopro e para todos os tipos de Compostos Termoplásticos e Resinas  existentes hoje no mercado.

Palestrante: Nilton Bueno é diretor comercial da Compostos do Brasil

Resumo: Os adesivos estruturais trazem benefícios grandiosos para projetos náuticos, contribuindo para redução de peso, aumento de produtividade e redução de custos. Nesse painel a Parker Lord irá apresentar um case real, com números e dados técnicos, que mostram as vantagens da utilização dos adesivos estruturais como método de união.

Palestrante: Gabriel Matos da Silva, account manager & tech service



Resumo: Explicará como reduzir o custo total de produção melhorando a eficiência do processo de infusão a vácuo, utilizando a tecnologia de RVB, reusable vacum bag ou também conhecida como contramoldes reutilizáveis de silicone.  A apresentação irá mostrar o processo de moldagem por infusão com RVB, suas principais vantagens em comparação com os métodos tradicionais de moldagem de compósitos, além de fornecer alguns cases de sucesso, destacando o impacto na eficiência geral do processo e viabilidade da produção em escala.

A Elkem Silicones mostrará como pode apoiar os clientes na padronização de seus processos de moldagem, aumento da sua produtividade, redução do tempo de trabalho nas operações de moldagem, e migração de processos tradicionais para a moldagem por infusão utilizando contramolde reutilizável de silicone. Detalhará como a linha de produtos Elkem BLUESIL RTV pode ajudar a indústria de compósitos a obter os melhores resultados com moldagens de alto desempenho.

Palestrante: Mario Maldonado é especialista técnico LATAM e Roberta Maturana é gerente de desenvolvimento de negócios LATAM



Resumo: Nessa palestra, Alan Harper e André Antunes abordarão as aplicações do uso das membranas de silicone fiRST, e como a tecnologia VPI possibilitou vantagens competitivas na fabricação de peças acessórias em fibra de vidro/carbono para lanchas, embarcações de luxo ou de trabalho. Serão mostrados os casos de sucesso da tecnologia através do mundo.

O sr. Alan Harper vai apresentar diretamente da Inglaterra a nova tecnologia da AHC para o mercado náutico, mostrando uma infusão de um casco completo, sem o uso de nenhum material acessório consumível.

Palestrantes: André Antunes é diretor executivo da Alan Harper Composites Brasil e Alan Roger Harper trabalha com as tecnologias ƒiRST e VPI, atendendo a mais de 50 países.



Resumo: A Polynt Reichhold apresentará uma linha completa de produtos de alta performance para o segmento náutico, com principal objetivo recomendar resinas especiais para o processo de laminação, barreiras químicas que garantam a resistência química e mecânica, além de gel coat que apresentam alto desempenho desde sua aplicação até o acabamento final, produtos dedicados exclusivamente para embarcações de pequeno a grande porte.

Palestrante: Paulo Sousa, assistente técnico



Novos lançamentos e evolução da tecnologia de membrana de silicone – Alan Harper



Resumo: O gelcoat para barreira química éster-vinílico, suas propriedades, vantagens e desvantagens será o tema dessa palestra, que também abordará métodos para redução do blistering e melhoria do aspecto superficial, equipamento para avaliação de blistering ao ambiente, qualidade cosmética do compósito e definição de qualidade cosmética.

Palestrantes: José Jeronymo e Pedro J. Souza, assistentes técnicos

Resumo: Conceitos chave de economia circular. Apresentação do Programa Global  de Economia Circular da BASF. Casos reais de circularidade na BASF.

Palestrante: Luciana Moreira é formada em engenharia química pela Unicamp e trabalha na BASF há quase 17 anos. Atuou nas operações de tintas e na área de compras estratégicas de matérias-primas e de embalagens. Desde janeiro de 2021, ocupa a posição de gerente sênior de projetos de economia circular. Realizou mestrado profissional em Bioeconomia na FGV e atualmente avança com o doutorado em Bioeconomia Circular na UFRJ.



Resumo: A mudança para uma economia circular levará a uma grande transformação na indústria química. Em 2020, a Covestro lançou sua nova visão “Seremos totalmente circulares”. Nesta apresentação, serão discutidas as possíveis soluções para a indústria de termoplástico de poliuretano (TPU) em seu caminho para a circularidade.

Palestrante: Max Machado, vendas Latam de Thermoplastic Polyurethanes (TPU)



Palestrante: Giuseppe Santanchè é diretor comercial

 

Palestrante: Hamilton Nogueira



Resumo: O adesivo estrutural é uma excelente alternativa para o mercado de mineração por apresentar elevada resistência à abrasão, corrosão e impacto. Nesse painel será apresentado o portfólio de adesivos da Parker Lord, produzidos e desenvolvidos no Brasil, e como as propriedades de cada um deles podem agregar valor aos projetos nesse mercado. Existe um universo de aplicações possíveis com os adesivos estruturais!

Palestrante: Gabriel Matos da Silva, account manager & tech service



Resumo: As telas de poliuretano utilizadas nas peneiras durante a fase de beneficiamento do minério desempenham um papel muito importante. Essas telas se destacam por sua alta durabilidade e versatilidade, reduzindo custos e melhorando de forma significativa a produtividade. Entretanto, sabemos que ao final de sua vida útil as telas são descartadas e sem possibilidade de reaproveitamento. A Covestro tem trabalhado por anos em um processo que visa a tornar as telas de mineração recicláveis e circulares. Venham saber como!

Palestrante: Bruno Gardelin, bacharel em química com 10 anos de atuação em polímeros com foco em sustentabilidade.



Resumo: A alta resistência requisitada no mercado da mineração e a durabilidade prolongada para a redução do custo com manutenção possuem solução através dos revestimentos elastoméricos de poliuretano à base de policarbonato diol, pois estes apresentam notável melhora na resistência à abrasão, propriedades mecânicas e resistência hidrolítica comparado aos poliuretanos usuais, além de promover a estabilidade nos sistemas.

Palestrante: Paula Alves Donnantuoni é especialista em desenvolvimento de negócios Latam



Resumo: A Lanxess apresentará uma inovação no mundo do PU, trazendo um sistema que engloba sustentabilidade e redução de custo, porém mantendo a excelente performance dos materiais Lanxess. O Sistema de Hot Cast / Cold Cure permite que a fabricação das peças de poliuretano não utilize temperatura durante o ciclo de cura,  reduzindo drasticamente o consumo de energia gasto durante o processo produtivo, além da redução do ciclo produtivo em até 85%.

Palestrantes: Jean Pauletto é especialista técnico de aplicação e Ailton Pereira é gerente comercial Latam



Resumo: A apresentação mostrará os materiais aplicados, engenharia & desenvolvimento de produtos e fabricação de peças.

Palestrante: Valmir Batista é gerente de produtos. Atua 26 anos na aplicação de elastômeros na indústria de mineração.

Resumo: Demonstração dos últimos indicadores de mercado levantado pela Associação Latino-Americana de Compósitos (ALMACO) com uma visão de fechamento para 2021

Palestrante: Rodrigo Braga é vice-presidente da ALMACO desde 2017, e executivo sênior liderando as áreas comercial, marketing e administrativa geral com atuação em empresas multinacionais de diferentes segmentos como fibra de vidros, tintas para impressão, resinas, materiais plásticos e químico em geral, em empresas como Owens Corning, Siegwerk, Sabic e DuPont.



Resumo: As membranas de silicone têm sido amplamente utilizadas na fabricação de peças em fibra de vidro no setor automotivo por ser uma tecnologia muito mais limpa e replicável do que os antigos métodos de spray-up e laminação manual. Mas é seu desempenho para a indústria do ônibus que ganha destaque nesta apresentação de André Antunes, expondo os avanços alcançados nos últimos anos, no mercado da América Latina.

Palestrante: André Antunes é diretor executivo da Alan Harper Composites Brasil, trabalha com a transformação de moldes complexos e de sistemas antiquados para o uso de membranas de silicone. Há 6 anos de volta ao mercado brasileiro, ajudou dezenas de empresas a transformar suas linhas produtivas para a utilização de um processos mais inteligente e eficaz



Palestrante: Giuseppe Santanchè, diretor comercial



Palestrante: Ana Lilian Pinto, engenheira química, é gerente técnico-comercial



Resumo: Conheça mais sobre os benefícios da substituição de metal para plástico desde o design, redução de peso, integração de função, redução de emissões, tempo de vida, diferenças no processamento até qual tipo de material utilizar em cada situação.

Palestrante: Joel Gonçalves é engenheiro de suporte e desenvolvimento de novos produtos. Tem graduação em Engenharia de Materiais e mestrado na área de compósitos poliméricos com fibra de carbono



Resumo: A espuma flexível moldada automotiva exige emissões cada vez menores devido às pressões regulatórias e às preferências do consumidor. Compostos orgânicos voláteis, aldeídos e odores contribuem para as emissões da espuma de poliuretano e são minimizados com a seleção cuidadosa de matérias-primas e aditivos. A Huntsman Performance Products tem desenvolvido ativamente novos produtos e soluções para ajudar os clientes a passar nos mais rigorosos testes de emissão de espuma de poliuretano, estabelecidos pela indústria automotiva.

Palestrante: Matt Meredith e Angie Maldonado. Meredith é gerente de P&D da Huntsman Performance Products, onde supervisiona a inovação, patentes e serviço técnico sobre aditivos de amina para materiais poliméricos. Matt é PhD em Química Orgânica pela University of Oklahoma e tem formação em Ciência de Polímeros, Química Sintética e Eletroquímica.



Resumo: Explicará como reduzir o custo total de produção melhorando a eficiência do processo de infusão a vácuo, utilizando a tecnologia de RVB, reusable vacum bag ou também conhecida como contramoldes reutilizáveis de silicone.  A apresentação irá mostrar o processo de moldagem por infusão com RVB, suas principais vantagens em comparação com os métodos tradicionais de moldagem de compósitos, além de fornecer alguns cases de sucesso, destacando o impacto na eficiência geral do processo e viabilidade da produção em escala.

A Elkem Silicones mostrará como pode apoiar os clientes na padronização de seus processos de moldagem, aumento da sua produtividade, redução do tempo de trabalho nas operações de moldagem, e migração de processos tradicionais para a moldagem por infusão utilizando contramolde reutilizável de silicone. Detalhará como a linha de produtos Elkem BLUESIL RTV pode ajudar a indústria de compósitos a obter os melhores resultados com moldagens de alto desempenho.

Palestrante: Mario Maldonado é especialista técnico LATAM e Roberta Maturana é gerente de desenvolvimento de negócios LATAM



Resumo: Aumento da resistência à fadiga, eliminação de etapas de processo, substituição de pontos de solda e redução de custos são alguns dos resultados alcançados quando utilizamos os adesivos estruturais. Nesse painel apresentaremos cases e artigos científicos, escritos por pesquisadores e especialistas no assunto, que comprovam a eficácia dos adesivos estruturais em projetos no mercado automotivo.

Palestrante: Gabriel Matos da Silva, account manager & tech service

Resumo: Estudo dirigido do design e fabricação de bicicletas, componentes e velomobiles com emprego de materiais compostos. Apresentação, comentários dos protótipos desenvolvidos pelo Professor Leone Fragassi ao longo de 30 anos de pesquisas e desenvolvimento com emprego de fibra de carbono e plásticos de engenharia.

Palestrante: Leone Fragassi é engenheiro mecânico (Mauá) e engenheiro de polímeros (Oswaldo Cruz). Fragassi é designer pesquisador produtor  de protótipos na área de transportes e veículos experimentais – GURGEL,Volkswagen,GM, Honda, German Engenharia,KF Engenharia,LOT Engenharia GraphiCAD Engenharia. CEO-BIKEDESIGN COMPOSIT.



Palestrante: Pierre Tarde é gerente de produto



Resumo: Com a diversificação das modalidades do ciclismo que no começo era praticado somente em ruas e estrada e depois de muitos anos passou a ser praticado em pistas com obstáculos, estradas de terra e descidas acidentadas, os capacetes sofreram muitas mudanças a fim de elevar o nível de proteção e com isso foram criados novas técnicas de construção e aplicados os mais diversos materiais e tecnologias de proteção que serão abordados na apresentação da Giro que é referência no desenvolvimento e fabricação de capacetes para todas as modalidades do ciclismo.

Palestrante: Gilberto Alves atua no departamento de desenvolvimento de produtos



Palestrante: David Vieira, gerente comercial e marketing

Resumo: As empresas químicas estão cada vez mais olhando para o conceito de equilíbrio de massa como um método de oferecer produtos químicos sustentáveis e verdes. Através deste conceito, estas indústrias substituem uma parte de sua matéria-prima de combustível fóssil por uma alternativa renovável, que podem ser tanto de plantas quanto de resíduos industriais e esta quantidade substituída pode então ser atribuída aos produtos finais, através de uma certificação.

Palestrante: Fernanda Porto é representante técnica-comercial da divisão de poliuretanos e economia circular. É engenheira de materiais pela Universidade Mackenzie e atua no mercado de poliuretanos desde 2005 quando ingressou no Laboratório da Bayer. Faz parte de sua formação profissional, na empresa, experiência no desenvolvimento de formulações e sistemas de poliuretanos e há 9 anos atua no mercado de PU, dando suporte técnico aos clientes nas diversas aplicações do material.



Resumo: A palestra abordará a infraestrutura de desenvolvimento para reciclagem mecânica da Dow, value proposition dos pré-polímeros base MDI e ganhos em eficiência, e melhoria das condições de operação e EH&S

Palestrante: Ricardo Luiz, líder de R&D na Dow



Palestrante: Gerson Silva é diretor técnico

Resumo: Superfícies podem ser locais de fixação e transporte de vírus e bactérias. Com os ativos da TNS, é possível criar superfícies protegidas. Embalagens plásticas tratadas, por exemplo, eliminarão vírus em questão de segundos! Já travesseiros, esponjas e colchões são locais de proliferação de bactérias, mas, com espumas antimicrobianas, é possível que estes se tornem protegidos. Essa tecnologia pode ser aplicada às mais diversas superfícies ao nosso redor, podendo ajudar a reduzir taxas de contaminações indiretas, trazendo segurança e proteção.

Palestrante: Alice Girardi – Coordenadora de Canais



Resumo: A SI Group oferece uma das mais amplas tecnologias em estabilizadores para aplicações de poliuretano e poliol com seu portfólio Anox, Naugard, Lowinox, Lowilite e  Weston. A empresa investe e desenvolve  continuamente tecnologias para aplicações em poliuretano como CASE ou espumas para os setores moveleiro, têxtil e automotivo que permitem a redução de emissão, atendendo até as mais exigentes normas automotivas VDA. Apresentará diversas tecnologias como a Naugard Foamplus LE 5 e Naugard PS 48.

Palestrante: Dr. Irfaan Foster é director de desenvolvimento de Mercado – Plastics Solutions

Resumo: Abordará as tecnologias disponíveis, dados de mercado, matérias primas,  além de informações gerais sobre as diferentes aplicações dos produtos não tecidos.

Palestrante: Edson Basseto, da ABINT – Associação Brasileira das Indústrias de Não tecidos e Tecidos Técnicos

Palestrante: Antonio Carvalho Filho é consultor do IBCom



Resumo: Os adesivos estruturais, assim como os compósitos, são ideais para aplicações no setor de saneamento básico, pois apresentam elevada resistência química, o que pode prolongar a vida útil dos componentes. Nesse painel apresentaremos um case de sucesso recente que obtivemos em uma empresa especializada em saneamento. Serão abordados todos os benefícios que o adesivo estrutural gerou nesse projeto, como aumento da resistência à corrosão, redução de tempo, peso e custos.

Palestrante: Gabriel Matos da Silva, account manager & tech service



Resumo: Uma evolução na construção de estruturas de concreto possibilitando flexibilidade de projeto e estruturas mais resistentes à corrosão das armaduras. Saiba como estamos criando os vergalhões em compósito e dissiparemos a implantação no Brasil com base tecnológica.

Palestrantes: Elton Guiguer, engenheiro de produtos, e Prof. Dr. Marco Carnio – Professor da PUC Campinas e Coordenador do CT303 IBRACON/ABECE sobre materiais não convencionais para estruturas de concreto



Resumo: Falhas de projeto, construção ou utilização e agentes externos causam patologia nas estruturas de edifícios. O reforço com TFC tem se mostrado versátil e confiável para restabelecer a segurança dessas estruturas.

Palestrante: Edson Elias Matar é sócio diretor e professor das Faculdades Oswaldo Cruz



Palestrante: Sergio Amaury é responsável pelos trabalhos da associação



Resumo: Mostrará a espuma semirrígida de célula aberta aplicada por spray e injeção para isolação térmica e acústica em paredes de drywall e sistemas de construção a seco e off-site

Palestrante: Hamilton Nogueira



Resumo: A Wacker e a Brenntag apresentam um novo conceito de revestimento antipichação permanente à base de silicone. O SILRES BS 710 atua como uma barreira de proteção contra as pichações, bastando somente o uso de água para removê-las das mais diversas superfícies: pode-se usar uma esponja úmida para pequenas áreas ou uma hidrolavadora para áreas mais extensas. Sistemas preparados à base do SILRES BS 710 são respiráveis e têm uma alta resistência e durabilidade aos raios UV, devido a sua composição à base de silicones, o que garante seu uso de forma duradoura e eficiente.

Palestrante: Pedro Marani é Químico, com mestrado em Química de Polímeros e MBA em gestão de inovação, é gerente técnico de soluções de performance, com foco em aplicações como construção civil, tintas, adesivos e compósitos.



Resumo: Sistemas epoxídicos são reconhecidos por possuírem propriedades características, como boa adesão a diversos substratos, altas resistências química e contra a corrosão, baixa taxa de encolhimento, entre outras. Essas propriedades, quando combinadas com os agentes de cura e diluentes reativos mais adequados para cada aplicação, seguramente tornarão os seus produtos acabados soluções efetivas para as necessidades dos seus clientes. A empresa apresentará produtos de destaque para o segmento de engenharia civil e construção, que são os resultados de décadas de experiência na identificação e concepção de sistemas epoxídicos desenvolvidos para atender aos requisitos mais desafiadores.

Palestrante: Mauro Sergio da Silva Nacionalidade é gerente técnico e de contas para a América Latina da Hexion



Resumo: A Krypton tem mais de 20 anos de experiência em soluções para impermeabilização, pisos e proteção anticorrosiva. Possui departamento de I+D+i próprio e exporta para mais de 70 países com obras de sucesso ao redor do mundo. Sua gama de soluções é vasta e variada, e por isso se coloca como um dos principais parceiros para o seu projeto, seja ele de saneamento, água potável, ambientes agressivos ou mesmo infraestrutura (pontes, tuneis, viadutos).

Palestrante: Fernando Costa é diretor comercial América do Sul. Atua no mercado há mais de 16 anos e possui graduação de engenharia química. Já realizou várias palestras e workshops no Brasil e Europa sobre a tecnologia de poliureia.

Palestrante: Sandro Yamamoto é diretor técnico da Abeeólica  – Associação Brasileira de Energia Eólica



Resumo: Conforme o mundo e o clima mudam, nós também mudamos. Saiba como estamos combinando a próxima geração de vidros de alto-módulo e soluções mais eficientes para impulsionar a Energia Eólica e a construção de um mundo mais moderno e sustentável em parceria com nossos clientes. How We Power Now™

Palestrantes: Bruno Varandas é gerente de vendas América do Sul  e Rafael Regattieri é líder técnico global



Resumo: Explicará como reduzir o custo total de produção melhorando a eficiência do processo de infusão a vácuo, utilizando a tecnologia de RVB, reusable vacum bag ou também conhecida como contramoldes reutilizáveis de silicone. Mostrará o processo de moldagem por infusão com RVB, suas principais vantagens em comparação c/ os métodos tradicionais de moldagem de compósitos, além de fornecer alguns cases de sucesso.

Palestrantes: Mario Maldonado é especialista técnico LATAM e Roberta Maturana é gerente de desenvolvimento de negócios LATAM



Resumo: Nessa palestra vamos mostrar como a nossa ampla linha de adesivos estruturais, produzidos e desenvolvidos no Brasil, caminham na mesma direção das energias renováveis e podem melhorar a aparência, durabilidade, resistência, oferecer flexibilidade de design e reduzir de custos. Vamos analisar as propriedades dos nossos adesivos acrílicos, epóxis e poliuretanos e entender como eles podem contribuir para a evolução da energia renovável.

Palestrante: Gabriel Matos da Silva é gerente de contas e serviços técnicos da Parker Lord



Resumo: Como o sistema fiRST e VPI de contramoldes flexíveis de silicone foi implementado com sucesso, economizando matéria prima, materiais acessórios e mão de obra na infusão de peças de grande porte em produções em série.

Palestrante: Chico Antunes tem 30 anos de experiência na indústria dos compósitos. Já foi responsável por gerenciar grandes plantas fabris para a produção de pás eólicas, como a Wobben, em Sorocaba-SP. Hoje, é sócio da Green Composites no Chile, e atua como consultor especialista em produção eficiente de materiais compósitos na América Latina e Europa.



Palestrante: Rafael Francisco Marques é engenheiro eletricista, com 20 anos de experiência no setor elétrico, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão de energia, planejamento, comercialização, gerenciamento de contratos e de riscos, engajado no contexto regulatório setorial, busca contribuir para o desenvolvimento de um arcabouço normativo estável, direcionado para o crescimento do mercado brasileiro de energia elétrica.

Resumo: Os adesivos base água já vêm sendo utilizados desde os anos 90 e, desde então, as dispersões de poliuretano utilizadas em sua composição passaram por muitas melhorias para atender as demandas do mercado e mudanças nos substratos. Anteriormente, destacava-se apenas seus benefícios ao meio ambiente e a proposta desta apresentação é ressaltar as vantagens técnicas e aspectos econômicos desta tecnologia, considerando sua relevância em um mercado de consumo cada vez mais consciente.

Palestrante: Helga Wysocki atua no departamento de desenvolvimento de vendas e marketing LATAM



Palestrante: Ana Lilian Pinto é gerente técnico-comercial



Resumo: A BASF traz seu portfólio inovador em soluções para palmilha, com alto conforto e performance, além de uma linha inovadora de materiais de fonte renovável.

Palestrante: Marcelo Fogaca de Almeida é bacharel em química. É responsável por pesquisa, desenvolvimento e serviço técnico na BASF Performance Materials. É especializado em poliuretanos para calçados para a América do Sul. Atua há 24 anos na BASF com treinamentos nos centros de pesquisa na Europa e é membro nos grupos globais de tecnologia.



Resumo: Conheça mais sobre os benefícios da nova linha de TPU para o setor calçadista baseada em fontes renováveis

Palestrante: Luiz Fernando Roxo Galvão – Engenheiro de Suporte e Desenvolvimento de Novos Produtos / Graduação em Engenharia Química / Mestrado na área de polímeros, com 23 anos de atuação no setor Petroquímico e Plásticos de Engenharia.

Palestrante: Luiz Carlos dos Santos Gonçalves é gerente industrial – Unidade SP



Resumo: Essa palestra abordará aplicações (tanques, acessórios agrícolas, caiaque, manequim, caixa d´agua, brinquedos e etc.), o processo de fabricação de rotomoldagem, tipos de matéria-primas e suas características físico-químicas, aditivos para aplicações gerais e masterbatches.

Palestrante: Marcelo Ferreira é químico de desenvolvimento do produto e suporte ao cliente. Profissional com 23 anos de atuação no segmento plástico, possui ampla experiência nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação; gerenciamento de projetos e produtos, masterbatches e aditivos para os processos de rotomoldagem, extrusão, injeção e termoformagem.



Resumo: A Mirai Química descreverá o desempenho na nova tecnologia RM-440. Trata-se de um desmoldante interno em pó que é misturado no PE no qual reduz o tempo de preparação do molde, evita inumeras aplicações de desmoldantes externos bem como outras vantagens.

Palestrantes: Satio Okamoto é gerente técnico-comercial e Kazuiochi Tsuramaki é diretor administrativo



Resumo: Mostrará as principais características e vantagens de moldes de chapa de aço carbono no processo de rotomoldagem.

Palestrante: Jeferson Mariano é técnico em caldeiraria, especializado em molde de aço carbono, atuante há 20 anos na rotomoldagem.

Estes eventos contarão com a participação de profissionais de toda a América do Sul, e têm o objetivo de atualizar o setor sobre avanços tecnológicos, dados e perspectivas de mercado e novas aplicações. Mais informações – consultoria@artsim.com.br ou whatsapp (11) 99421-2808.

Painel Perfis Pultrudados: Características & Aplicações

→ Este evento teve como objetivo divulgar amplamente os benefícios de se utilizar pultrudados e composites nos mais variados projetos, em diversos segmentos industriais. Foram destacadas as características técnicas, possibilidades de aplicações e cases de sucesso

Painel Tecnologias para o Conforto

No dia 27 de abril, aconteceu a primeira edição do Painel Tecnologias para o Conforto Online, com a participação de 304 profissionais teve como objetivo mostrar as novas e/ou melhores soluções para a fabricação de espumas flexíveis em poliuretano e também apresentar as mais novas aplicações em poliuretano para se proporcionar conforto (travesseiros, colchões, pilow-tops,etc.).

Painel Compostos Termoplásticos

No dia 27 de abril, aconteceu o Painel Compostos Termoplásticos, que detalhou os tipos de Compostos Termoplásticos, seus usos e desempenho técnico. Também explicou diversas possibilidades de aplicações e oportunidades de negócios, além de detalhar uma grande gama de aplicações.

» Webinar 2º Semestre 2021

Calendário 2020

Outubro

» Dia 19 – Webinar América Latina (edição 2020) São Paulo, SP. Este seminário teve como objetivo divulgar as tecnologias que serão expostas na FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2020, para todos os países da América Latina (as palestras foram ministradas com tradução para o espanhol).

V DESAFIO ACADÊMICO

» Dia 20 – Webinar América Latina (edição 2020) São Paulo, SP. Este seminário teve como objetivo divulgar as tecnologias que serão expostas na FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2020, para todos os países da América Latina (as palestras foram ministradas com tradução para o espanhol).

V DESAFIO ACADÊMICO

» Dia 21 – Webinar América Latina (edição 2020) São Paulo, SP. Este seminário teve como objetivo divulgar as tecnologias que serão expostas na FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2020, para todos os países da América Latina (as palestras foram ministradas com tradução para o espanhol).

V DESAFIO ACADÊMICO

» Dia 22 – Webinar América Latina (edição 2020) São Paulo, SP. Este seminário teve como objetivo divulgar as tecnologias que serão expostas na FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2020, para todos os países da América Latina (as palestras foram ministradas com tradução para o espanhol).

V DESAFIO ACADÊMICO

Em 2018, as novas peças acabadas, as mais recentes soluções em matérias-primas e equipamentos, e os destaques de tecnologias para a fabricação de peças em composites, poliuretano e plásticos de engenharia continuarão a ser demonstrados através dos eventos técnicos sobre Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia. Os eventos do próximo ano acontecerão de três formas:

Calendário 2018

Março

» Dia 21 – Webinar América Latina (edição 1-2018) São Paulo, SP. Este seminário teve como objetivo divulgar as tecnologias que serão expostas na FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018, para todos os países da América Latina (as palestras foram ministradas com tradução para o espanhol).

V DESAFIO ACADÊMICO

Maio

» Dia 17– Webinar Universidades. Este seminário teve como objetivo apresentar o Desafio Acadêmico 2018 e auxiliar os grupos de alunos, orientando sobre dúvidas em relação às regras, questionamentos sobre os processos ou para ajudar com qualquer outro tipo de informação relativa ao V Desafio Acadêmico em Composites SAMPE Brasil.

Agosto

» Dia 15 – Webinar América Latina (edição 2-2018). Este seminário tem como objetivo divulgar as tecnologias que serão expostas na FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018, para todos os países da América Latina (palestas em espanhol  – haverá tradução simultânea para apresentações em português).

» Dia 24 – Painel Ambientes Agressivos(evento presencial simultâneo à Agrocana – Sertãozinho, SP). Este seminário vai divulgar aplicações em composites, poliuretano e plásticos de engenharia para ambientes sujeitos a corrosão abrasão e ouros desgastes de processo.

Outubro

» Dia 09 – Webinar Composites. Esse seminário online visou demonstrar  as soluções em matérias-primas, equipamentos e processos para fabricação de peças em composites (palestra em português).

Novembro

» Dias 6, 7 e 8 – FEIPLAR COMPOSITES E FEIPUR 2018 Feira e Congresso Int. de Composites, Poliuretano & Plásticos de Engenharia. A FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR visa auxiliar o crescimento e desenvolvimento dos mercados de composites, poliuretano e plásticos de engenharia / compostos termoplásticos em toda a América do Sul. Estes mercados têm registrado importante crescimento nos últimos anos e apontam interessantes perspectivas para os próximos anos também.

* Este conteúdo poderá ser alterado sem aviso prévio

Edições anteriores

Maio

» Dia 30 (concluído) – Painel Saneamento Básico – São Paulo, SP, Brasil

Patrocínio

saneamento-2

Agosto

» Dia 15 e 16 de agosto (concluído) – II Congreso Sudamericano de Composites, Poliuretano y Plásticos de Ingeniería – Buenos Aires, Argentina.

Patrocínio

site_tm_patroci

Setembro

» Dia 13 de setembro (concluído)  – Painel Isolamento Térmico (presencial) – São Paulo, SP, Brasil.

Patrocínio

patroci_03

Setembro

» Dia 26 de setembro (concluído) – Painel Automotivo (webinar).

Patrocínio

covestro      byk_novo_2012 Heraeus_logo2Logotipo A.Schulman200px-LanXess-Logo.svg

Outubro

» De 2 a 6 de outubro (concluído) – II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil – São José dos Campos, SP, Brasil.

Patrocínio

patrocinio_sampe_tm

Outubro

» Dia 4 de outubro (concluído) – Painel Aeroespacial (presencial) – São José dos Campos, SP, Brasil.

Patrocínio

site_tm_patroci_3

Outubro

» Dia 18 e 19 de outubro (concluído) – III Congreso Sudamericano de Composites, Poliuretano y Plásticos de Ingeniería – Bogotá, Colômbia.

Patrocínio

patrocinior_congresso_colombia8

Outubro

» Dia 25 de outubro (concluído)  – Painel Espumas Flexíveis (Webinar) – São Paulo, SP, Brasil.

Patrocínio

covestro      200px-LanXess-Logo.svg   cbp_logo

 

Translate »