No dia 21 de março, mais de 180 profissionais de diversos países como Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador participaram da primeira edição do Webinar América Latina.
Com o objetivo de apresentar novas soluções para a fabricação de peças em composites, poliuretano e plásticos de engenharia, cinco empresas apresentaram seu portifólio de soluções. Confira:
Esta palestra abordou diversos aspectos do poliuretano como:
- O PU injetado como solução para a fabricação de peças automotivas, móveis, produtos hospitalares, isolamento térmico, travesseiros e assentos sanitários, entre outros
- Produção manual ou por injeção em alta ou baixa pressão
- Custos, matérias-primas, injetoras, moldes, carrosséis, robôs e automação.
Para baixar a apresentação, clique aqui (Em breve)
A Texiglass, durante o Webinar América Latina, apresentou os prepregs termoplásticos em tecidos, que agregam excelentes propriedades às peças. A indústria conhece muito bem os plásticos termofixos reforçados com fibra de vidro, carbono, etc. Também conhece os prepregs, tecidos impregnados com resinas termofixas, que são o estado da arte em termos de processos, com resultados ótimos, proporcionando excelente relação fibra x resina. Entretanto, pouco se conhece de termoplástico reforçado. Até hoje, o que mais se conhece de termoplástico reforçado é a simples adição de fibras picadas à massa termoplástica, o que proporciona propriedades isotrópicas ao termoplástico, porém, como a distribuição do reforço é feita de forma aleatória, a resistência também fica aleatória.
A Texiglass propõe um novo tipo de prepreg: trata-se do prepreg termoplástico em tecidos. Os tecidos, sejam de fibra de carbono, de fibra de vidro ou de aramida, são efetivamente impregnados com resinas termoplásticas. Aplicam-se as mais diversas resinas, cada uma com suas propriedades técnicas, específicas para cada aplicação. Tem-se resinas com propriedades térmicas e mecânicas até superiores às tradicionais resinas epóxi.
A grande vantagem do prepreg termoplástico é a facilidade de moldagem e a capacidade de produção em série, algo que foi um bloqueio do termofixo ao desenvolvimento de peças seriadas. Dependendo do tipo de resina termoplástica utilizada, pode-se produzir peças em poucos segundos. Além disso, tem-se a possibilidade de fazer um retrabalho ou real reciclagem de peças descartadas.
Para baixar a apresentação, clique aqui
A ABCol mostrou várias soluções tecnológicas que oferece ao mercado, através da representação de fabricantes de diversos países. Destacou novas tecnologias em termos de materiais e equipamentos avançados exclusivos. A palestra foi ministrada por Gilmar Auter, diretor da ABCol.
Para baixar a apresentação, clique aqui
A Purcom apresentou novos desenvolvimentos para o mercado de poliuretano. Com o objetivo de apresentar inovações técnicas para os fabricantes de peças de toda a América Latina, a Purcom fez a apresentação “Inovações em isolamento térmico para construção civil”. Confira o conteúdo desta palestra:
- Isolamento térmico com espumas de baixa densidade em PIR e PUR,
- Como processar PIR em máquina contínua e descontínua,
- Soluções inovadoras para construção seca: light steel frame, spray com célula aberta e de baixa densidade.
Para baixar a apresentação, clique aqui