Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados),
por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados
mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil), promoveu o Projeto Comprador Vip com compradoras
do grupo árabe NTDE Group, de Dubai. A agenda, ocorrida de 10 a 14 de dezembro,
contou com 15 reuniões e visitas técnicas a fábricas, shoppings e centros
comerciais no Rio Grande do Sul e São Paulo.
As compradoras Sabi Behzadi e Foroogh Ahmadi elogiaram a qualidade dos produtos
brasileiros e o preço competitivo para o exigente mercado árabe. “Temos
expectativa de trabalhar com até cinco marcas brasileiras”, conta Sabi. O grupo
NTDE, focado em distribuição e varejo, possui mais de 100 lojas dos mais
diversos segmentos espalhadas na Região do Golfo Pérsico – em Bahrein, Kuwait,
Oman, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Conforme relatório gerado pela Abicalçados, a expectativa de negócios gira em
torno de 50 mil pares nos próximos meses. “É um número bastante significativo,
pelo potencial do grupo e pelo fato de que existe um grande mercado a ser
explorado na Região”, conta a analista de Promoção Comercial da Abicalçados,
Ruisa Scheffel, revelando que o preço médio do calçado a ser trabalhado pela
empresa é de US$ 25. “Ou seja, podem ser gerados US$ 1,25 milhão com a ação”,
acrescenta Ruisa.
O mercado árabe, representado pela Arábia Saudita, é considerado alvo do
programa Brazilian Footwear para o próximo biênio 2019/2020. Entre janeiro e
novembro, o país importou o equivalente a US$ 4 milhões em calçados
verde-amarelos.