O Grupo Solvay anuncia que Sylvaine Neveu, cientista da área de Pesquisa e Inovação e, em particular, responsável pelo desenvolvimento de produtos e processos da Unidade Global de Negócios Sílica do grupo, ganhou o prêmio Irène Joliot-Curie de 2016. Ela ganhou o prêmio na categoria “Mulher, Pesquisa e Empresa”, concedido pelo Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Investigação da França e pelo Grupo Airbus.

O prêmio Irène Joliot-Curie tem como objetivo promover o papel das mulheres na pesquisa e tecnologia na França. Ele destaca as carreiras exemplares de mulheres cientistas que combinam excelência e dinamismo. A categoria “Mulher, Pesquisa e Negócios” identifica uma mulher ativa em pesquisa e desenvolvimento, que desenvolveu inovações científicas e ou tecnológicas e que trabalha em uma empresa comprometida com a promoção da diversidade.

Por mais de doze anos, Sylvaine tem gerenciado projetos importantes de valor para a Solvay. O mais emblemático é o que resultou no desenvolvimento de uma nova sílica para aplicações em pneus “verdes”, que ajudam a reduzir o consumo de energia do veículo.

Além disso, ela também administra uma plataforma tecnológica sobre a natureza eco-friendly do processo de sílica de alta dispersabilidade (HDS, na sigla em inglês) criado pela Solvay. Estes projetos estão em plena conformidade com a abordagem de desenvolvimento sustentável do Grupo Solvay.

Atualmente, em torno de 30% dos pneus montados no mundo são feitos com a sílica “verde” da Solvay, que recentemente anunciou a produção desta tecnologia em sua planta de Paulínia, no interior de São Paulo, para atender o mercado da região da América Latina

Outra conquista essencial da vencedora do prémio Irène Joliot-Curie foi que ela conseguiu colocar a paridade perfeita de gênero na sua equipe. Quando foi indicada pela primeira vez para o posto, a sua equipe era composta por apenas 20% de mulheres.

“Meu interesse é compartilhar meus conhecimentos e habilidades para promover o desenvolvimento da minha equipe e daqueles que vêm me pedir conselhos, sem qualquer discriminação. Espero ser um modelo para outras mulheres na minha carreira e também para os homens que ainda hesitam em promover mulheres para cargos executivos “, disse Sylvaine Neveu, ao receber o prêmio.

Sylvaine é formada pela Chimie ParisTech e tem PhD em Engenharia de Processos pela École des Mines de Paris. Ela entrou na Solvay em 1994. É autora de 17 famílias de patentes e chefia o departamento responsável pelo design, desenvolvimento e industrialização de novos produtos e processos de sílica. Neste contexto, ela tem interesse em promover a diversidade em linha com os valores do Grupo. Desde 2008, Sylvaine tem trabalhado em projetos para reduzir a pegada de energia e o consumo de água na produção de sílicas da Solvay.

“Estamos muito orgulhosos de ter Sylvaine em nosso negócio Silica. Através de seu profissionalismo e habilidades impecáveis, ela foi capaz de levar a inovação para um nível superior, com a ajuda de suas equipes na Silica. Este prêmio é um verdadeiro reconhecimento do seu trabalho científico e sua liderança excepcional“, disse An Nuyttens, Presidente da Unidade Global de Negócios Sílica da Solvay.