Espera-se um aumento de 11% na utilização de energias renováveis, mas as energias renováveis ​​ainda representarão apenas 14% do consumo total de energia global. Há um longo caminho a percorrer para reduzir as emissões e as temperaturas continuam a subir, com o “limite de aquecimento global” de 1,5 graus identificado no Acordo de Paris a aproximar-se rapidamente. Serão necessários 4 trilhões de dólares por ano para modernizar a rede elétrica, à medida que a transição global para a eletricidade com baixas emissões de carbono se acelera.

Considerando esta pressão sobre a rede verde, alguns segmentos de mercado, com uso alto de energia, podem ser tentados a selecionar soluções transitórias, como o gás, mas estas atrasam a solução do problema central que é a descarbonização total. A resolução das Nações Unidas #24/7 Carbon-free Energy Compact – indo além do Acordo de Compra de Energia Virtual para o uso direto 24 horas por dia de energia com zero carbono –  é a solução de longo prazo. Embora a implementação completa da #24/7CFE leve tempo, este é mais um motivo para começar cedo O fosso entre as estratégias energéticas de curto e longo prazo aumentará em 2024, levantando questões para a indústria e os seus clientes. 

A geopolítica acrescentará o seu peso a um novo conjunto de requisitos globais de relatórios climáticos dos EUA e da UE para exigir níveis muito mais elevados de transparência em 2024. Além de componentes críticos como semicondutores e GPUs, a proveniência geográfica será necessária até ao nível da matéria-prima para contratos governamentais, e a indústria diversificará rapidamente as suas cadeias de abastecimento em áreas como o Vietnã, Leste Europeu, México e Índia. A indústria mineira e de processamento de minerais de terras raras irá sofrer mudanças significativas, uma vez que estes elementos são críticos para a segurança nacional, a independência energética e o ambiente, e a procura de recuperação de minerais de terras raras continuará a aumentar.

O ano de 2024 parece ser novamente emocionante, com muito o que fazer e desenvolvimentos que mudarão o cenário de diversos segmentos industriais. A seleção criativa de locais e a velocidade de colocação no mercado terão grandes impactos nos resultados financeiros, enquanto as considerações geopolíticas e as novas regulamentações colocam as cadeias de abastecimento avançadas e reversas sob os holofotes.
(datacenterdynamics)