Material aumenta a durabilidade dos produtos usados nas construções, reduzindo custos com manutenção

 O uso de silicone em edifícios e casas pode evitar umidade, infiltrações, mofo, ou seja, os problemas decorrentes do acúmulo de água ao longo da vida útil da construção. Além disso, quando aplicado, facilita a limpeza.

Com o silicone, paredes e telhados estão a salvo da ação de intempéries. Telhas e placas cimentícias podem ser mergulhadas em silicone com a finalidade de impermeabilizar o telhado e evitar a penetração da água durante o processo de fabricação. “Se o telhado foi feito com materiais sem essa proteção, é possível aplicar posteriormente hidrofugantes de silicone”, diz Irineu Botttoni, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim.

Fachadas e paredes interiores de concreto podem ser tratadas com silicone para evitar a umidade, o desgaste ao longo do tempo e até infiltrações provocadas por esses desgastes. As paredes de gesso, comuns em cozinhas e banheiros, que recebem silicone também se tornam resistentes à penetração da umidade, aumentando sua vida útil.

Betonsanierung, Hydrophobierung, Tunnel, Tunneldecke nach Besprühen; Concrete maintenance, concrete restoration, hydrophobizing, tunnel, tunnel slab after spraying
Betonsanierung, Hydrophobierung, Tunnel, Tunneldecke nach Besprühen; Concrete maintenance, concrete restoration, hydrophobizing, tunnel, tunnel slab after spraying

“O silicone confere melhor performance  em diversos materiais usados nas edificações, aumentando o seu tempo de vida útil, tornando as construções compatíveis com os conceitos de sustentabilidade”, diz Bottoni. Ele contribui para a durabilidade dos produtos empregados nas construções,  evitando  reformas constantes, reduzindo assim a geração de resíduos e os custos com manutenção.