LYX Engenharia tem diversos empreendimentos em construção na Região Metropolitana de Curitiba e segue contratando colaboradores
A construção civil é um dos setores da economia brasileira que continua em plena atividade, mesmo em período de pandemia da Covid-19. O setor teve crescimento de 10,7% em 2020, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a maior alta entre dez grupos de atividades econômicas pesquisados.
Já o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) indicou que, de janeiro a novembro de 2020, a construção civil foi o setor que gerou mais empregos com carteira assinada no Brasil, com quase 160 mil contratações, um aumento de 34,6% em relação ao mesmo período de 2019. Ainda segundo Caged, em janeiro de 2021, a construção civil abriu 4.758 novas vagas em todo o Paraná, ficando atrás apenas dos setores da indústria e serviços.
O setor da construção civil mantém a expansão mesmo com o aumento dos insumos, como ferro, aço e cimento, que deixaram as obras mais caras – a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) projeta que a área deverá ter, em 2021, o maior crescimento em oito anos. A expectativa para este ano é de um aumento de 4% no PIB da construção, o que pode significar a geração de 200 mil novos empregos no setor.
Refletindo esse ótimo momento, a LYX Engenharia segue investindo forte na economia paranaense, com diversos empreendimentos em construção. Para 2021, estão previstas as entregas de seis condomínios na Região Metropolitana de Curitiba – em Araucária, Campo Largo e Almirante Tamandaré. Ao todo, são 4,1 mil unidades habitacionais, todas já comercializadas. São imóveis do programa Casa Verde Amarela – o antigo programa Minha Casa Minha Vida –do Governo Federal, do qual a LYX é a maior construtora no estado do Paraná, com 18 residenciais já finalizados.
A construtora ainda começará a construção, nos próximos meses, de mais dois condomínios clubes – Pittsburgh, em Almirante Tamandaré; e Florence, em Araucária –, ambos com entrega prevista para 2024. A inovação e tecnologia, além das vantagens que um condomínio clube oferece aos moradores, estão entre os atrativos dos empreendimentos da LYX, associados à possibilidade de financiamento por intermédio de um programa social acessível. “O mercado de imóveis está aquecido, apesar do período de crise econômica. Muitos trabalhadores de setores que não foram afetados pela pandemia estão com recursos disponíveis, procurando solidez e, por isso, investindo em imóveis. Estão sendo vendidas unidades em todos os tipos de categorias, das mais econômicas às de alto padrão”, destaca Paulo Antonio Kucher, vice-presidente comercial da LYX Engenharia.
Ele lembra que, atualmente, há muitas vantagens em se adquirir um imóvel próprio e deixar de lado o aluguel. “A taxa de juros está vantajosa para financiamentos, em torno de 8% anuais. E a tecnologia também está facilitando a realização dos negócios, com muitos contratos sendo assinados no formato on-line, evitando burocracias”, confirma.
O investimento em um imóvel próprio exige planejamento e a LYX disponibiliza uma equipe especializada para orientar e apoiar os clientes, inclusive na renegociação de dívidas. “A casa própria não precisa ser um sonho. Mas, para que ela se torne realidade, é importante encontrar uma boa proposta e um imóvel que caiba no orçamento familiar”, enfatiza Kucher.