Ao utilizar uma ampla gama de materiais, a Kalf (São Caetano do Sul, SP) consegue oferecer selins com as mais diversificadas características ao mercado de ciclismo. “Inovamos nos nossos produtos para poder atender a necessidades específicas dos nossos clientes”, explicou Mariana Del Rio Wachtler, gerente de marketing. Os selins são projetados para diversas finalidades como mobilidade urbana, curtas ou longas distâncias, lazer, uso diário e percursos mistos, além das diversas modalidades como MTB (mountain bike), speed (ciclismo de estrada), entre várias outras. Os projetos dos selins ainda consideram o ângulo de inclinação adotado pelo ciclista ao pedalar como 45˚, 60˚ ou 90˚, por exemplo.

A empresa fabrica selins com diferentes bases:

  • plástica: fabricada em polipropileno, oferece nível satisfatório de conforto, mas pouco ajuste em relação ao ângulo, através do carrinho metálico
  • arame:  já permite um ajuste de posicionamento, além do ajuste em relação ao ângulo
  • molas de aço ou elastômero: além do ajuste de posicionamento e ângulo, propiciam muito mais conforto, pois as molas absorvem o impacto. No caso da opção produzida com elastômero, o material usado é o termoplástico. A KALF é uma das pioneiras no uso de elastômeros na fabricação de selins no Brasil. Até então essa tecnologia só era encontrada nos produtos importados. O selim Ellus, que utiliza essa tecnologia foi lançado em janeiro de 2021.

Quando o assunto é banco, a grande maioria dos produtos da empresa é feita com espuma de poliuretano integral skin (PU), na cor preta, com três opções de acabamentos texturizados na própria espuma (tradicional, safari ou carbonado), ou com a opção da cobertura com courvin (também conhecido como KVS, courino, couro sintético ou laminado de PVC), proporcionando maior durabilidade e possibilidade de personalização com cores, estampas e texturas.

Mas há um modelo de selim da linha infantil chamado Colmeia que é inovador, composto por uma base plástica e uma capa de PVC (sem espuma de PU). Segundo a gerente, essa capa é transparente, repleta de casulos maleáveis de PVC que permitem a absorção do impacto, com ótima performance. O produto é patenteado e exclusivo da KALF.

Com o mercado extremamente aquecido (aumento de vendas de 20 % em 2020 e perspectiva de crescimento de 23 %  para 2021), a Kalf planeja uma série de lançamentos. O primeiro deles, programado para o início de 2022, é um novo selim esportivo. Na sequência, ainda virão outros produtos da linha esportiva e também conforto, além dos lançamentos na linha de acessórios.