Pesquisadores da Unesp publicam artigo em importante revista internacional

O artigo ‘Facile synthesis of Sub-20 nm Silver Nanowires Through a Bromide-Mediated Polyol Method” foi publicado na revista ‘ACS Nano’ por pesquisadores do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e USP de São Paulo juntamente com pesquisadores da Georgia Institute of Technology, Atlanta, EUA. A pesquisa foi conduzida no laboratório do Prof. Younan Xia (índice H 162), renomado pesquisador na síntese controlada de nanopartículas, durante o período de estágio no exterior de Robson R. Silva que foi aluno de doutoramento do Laboratório de Materiais Fotônicos sob orientação do Prof. Sidney J. L. Ribeiro do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e co-orientação do Prof. Pedro H. C. Camargo do Instituto de Química da USP de São Paulo.

Os nanofios de prata correspondem a uma das alternativas mais promissoras para a substituição do óxido de estanho e índio (ITO) que é comercialmente utilizado em recobrimentos condutores e transparentes para fabricação de telas planas eletrônicas (telas sensível ao toque tais como telas de celular, TV, etc) e células solares, por exemplo. A escassez de índio, o alto preço de deposição de ITO e a limitação de seu uso em substratos altamente flexíveis, vem estimulando o desenvolvimento por tais alternativas que possam oferecer propriedades comparáveis ou ainda melhores que o ITO.

Em 2002, o Prof. Younan Xia foi o pioneiro na fabricação escalonável de nanofios de prata pelo método do poliol. Como exemplo, a sua tecnologia vem sendo utilizado em revestimentos condutores flexíveis e transparentes tais como tela sensível ao toque, eletrônica flexível, e fotovoltaica. Desde então, a síntese de nanofios de prata com comprimento na ordem de micrômetros e diâmetro superiores a 30 nanômetros tem sido extensivamente explorada para aplicações comerciais pela modificação de uma série de parâmetros da síntese tradicional. Um dos grandes desafios atuais projeta-se no desenvolvimento de nanofios de prata mais finos e longos, fatores que influenciam diretamente o aumento da transparência e a condutividade elétrica do revestimento final. Nanofios com diâmetro inferior a 30 nanômetros vem sendo obtidos utilizando o método poliol modificado com a aplicação de alta pressão e/ou gás inerte, o que dificulta a fabricação em larga escala.

A pesquisa publicada no periódico da ACS Nano exibe o recente progresso na síntese fácil de nanofios de prata com comprimento superior a 20 micrômetros e diâmetro inferior a 20 nm sob atmosfera ambiente. O principal fator deve-se ao controle da velocidade da reação pela simples introdução de uma concentração adequada de íons brometo.

A ‘ACS Nano’ é um periódico da American Chemical Society com fator de impacto de 13.334 segundo a Journal Citation Reports (Thomson Reuters, 2015). (Unesp)