Semana da Química na UFSCar acontece de 6 a 10 de agosto

Palestra de abertura será proferida por Luiz Pinguelli Rosa

0
238

A XV Semana da Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acontece de 6 a 10 de agosto, com palestras, mesa-redonda e minicursos, dentre outras atividades, com o objetivo de promover a integração e a troca de experiências entre estudantes de graduação e pós-graduação e outras pessoas da comunidade acadêmica, bem como disseminar o conhecimento produzido nas diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento químico no Brasil.

Na programação, estão previstas quatro palestras, três oficinas e quatro minicursos, com temas como poluição por microplásticos; Química Forense; o papel das mulheres na Ciência; estrutura e propriedades dos vidros; Nanotecnologia aplicada ao tratamento do câncer; e o uso da fotografia científica no ensino de Química, dentre outros. A palestra de abertura será proferida por Luiz Pinguelli Rosa, Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Diretor de Relações Institucionais do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), onde atua no Programa de Planejamento Energético. Foi Presidente da Eletrobras de 2003 a 2004 e autor e revisor de relatórios no âmbito do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Pinguelli Rosa fará a palestra intitulada “Verdades e Incertezas, Ciências e Humanidades” e, em seguida, participa da mesa-redonda “Verdades científicas divulgadas na mídia e as dificuldades da divulgação científica”.

A programação completa do evento está no site http://squfscar.wixsite.com/squfscar, onde também estão as instruções para inscrições. A Semana é realizada por estudantes de Química da UFSCar, junto à docente Sandra Andrea Cruz, do Departamento de Química (DQ), com apoio de vários parceiros. Mais informações estão disponíveis também na página do evento no Facebook (www.facebook.com/semanadaquimicaufscar). As atividades acontecem no Campus São Carlos da UFSCar.