• Modelo híbrido tem mais de 6 milhões de veículos vendidos em todo o mundo
  • No Brasil, apenas neste ano, Prius acumula 1.597 unidades comercializadas, 695% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado
  • Lexus, marca de luxo da Toyota, exibiu o CT 200h, primeiro hatchback híbrido premium do mundo
  • Evento teve amplo debate com a participação da Toyota e do MDIC sobre eficiência energética e avanços propostos pelo Rota 2030 ao segmento

A Toyota e a Lexus participaram da 13ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, em setembro, que aconteceu em São Paulo. A exposição reuniu soluções e as principais inovações em mobilidade urbana, com alternativas híbridas e elétricas para os segmentos de veículos pesados, leves e levíssimos. Em seu estande, a Toyota exibiu o Prius, veículo híbrido de maior sucesso na história da indústria automotiva mundial e líder em vendas no Brasil entre modelos equipados com propulsão alternativa à combustão. No mesmo espaço, no ambiente de exposição da marca Lexus, os visitantes também puderam conhecer o CT 200h, primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo.

Com a proposta de fomentar o debate sobre novas tecnologias de propulsão e infraestrutura para a mobilidade do futuro no País, o Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos promoveu ainda congressos e painéis de discussão para que representantes de empresas, entidades e autoridades explanassem questões e tendências sobre o tema. Ricardo Bastos, diretor de relações públicas e governamentais da Toyota do Brasil, participou de um painel exclusivo sobre eficiência energética, um dos pilares do novo regime automotivo que deverá suceder o Programa Inovar Auto, o Rota 2030.

“Ao longo dos últimos anos, a indústria automotiva brasileira obteve importantes avanços com o Inovar Auto. Acompanhamos agora, com muita atenção e expectativa, a preparação do Rota 2030 e acredito que os veículos híbridos e elétricos escreverão um novo capítulo em sua história no mercado brasileiro. Além de elevar o potencial de competitividade do Brasil perante outros mercados, o novo Programa, ao proporcionar uma visão de médio e longo prazo às empresas, possibilitará a presença de veículos cada vez melhores no Brasil”, afirma Ricardo Bastos.

Recorde de vendas no Brasil

O Toyota Prius, veículo híbrido de maior sucesso na história da indústria automotiva mundial e que em setembro completou vinte anos de existência, vem, gradativamente, aumentando sua participação no mercado nacional. O automóvel, que teve sua quarta geração lançada no país ano passado, fechou os oito primeiros meses deste ano com 1.597 unidades comercializadas, o que representa um aumento de 695% em comparação com o mesmo período de 2016. O montante é 230% superior ao total comercializado em 2016. Além disso, somente no mês de agosto, 544 unidades do Prius foram emplacadas, um recorde para um único mês. Desde o início de 2013, quando o Prius começou a ser vendido no Brasil, 2.737 unidades já foram comercializadas, o que torna o modelo líder absoluto no segmento de híbridos no País. Já o Lexus CT 200h acumula 243 unidades vendidas desde 2012, quando as vendas do modelo tiveram início no País. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o total supera em 139,4% a quantidade comercializada no mesmo período de 2016 e já é 12,4% superior à quantidade licenciada em todo o ano passado.

Maior eficiência

O híbrido Prius emite cerca de 40% menos CO2 comparado a um veículo convencional. Com relação ao consumo, o INMETRO reconheceu a nova geração do Prius como o carro mais eficiente do País, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de combustível do Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada. Ainda de acordo com o INMETRO, o Lexus CT 200h registra até 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada.

10 milhões de híbridos

Em fevereiro deste ano, a Toyota alcançou a marca de 10 milhões de veículos híbridos comercializados em todo o mundo. Deste total, a família Prius responde por mais de 60%, com 6,1 milhões de unidades vendidas.

Soluções para mobilidade urbana

A Toyota estima que a utilização de sua gama de veículos híbridos deixou de emitir aproximadamente 77 milhões de toneladas de CO2 e economizou mais de 29 bilhões de litros de gasolina, na comparação com automóveis convencionais de mesmo porte e estilo de condução.