Feiras MundoGEO e Drone Show 2016

O Centro de Convenções Frei Caneca recebe, entre os dias 9 e 11 de maio, na capital paulista, a 3ª edição da DroneShow Latin América, que acontece paralelamente à 7ª edição do MundoGEO#Connect 2017o maior encontro anual de Geotecnologia da América Latina.

Organizado pela MundoGEO desde 2011, o MundoGEO#Connect reúne cerca de 50 expositores nacionais e internacionais, que vão apresentar as principais novidades do setor. Junto à feira, acontecem cursos, seminários, debates sobre as melhores práticas de uso de tecnologias e soluções geoespaciais. Haverá, ainda, debates com a Receita Federal sobre o Cadastro Técnico Urbano, bem como representantes do governo e de empresas privadas sobre a regulamentação de drones para aerolevantamentos. O Georreferenciamento de Imóveis Rurais padrão Incra não poderia ficar de fora, por isso um treinamento já está agendado, com vagas limitadas.

A 3ª edição da DroneShow Latin América ganhou uma programação intensa de cursos, seminários e debates para a feira deste ano. Ao todo, são mais de 10 atividades que acontecerão nos três dias de evento, que tem como principal objetivo nesta edição capacitar os profissionais que atuam neste setor, debater temas estratégicos e disseminar resultados das aplicações dos dados gerados pelos drones em diferentes áreas.

A programação da DroneShow destaca temas como “Regulamentação – Como trabalhar com drones na legalidade?”; “Curso: Pilotagem Profissional de Drones”; “Como montar uma empresa de serviços utilizando Drones”; “Drones para infraestrutura e utilities”; “ Drones para mapeamento; “Utilização de drones na agricultura”; “Utilização de drones para segurança e perícias”; “Potenciais novos negócios com drones autônomos”; “Processamento de imagens obtidas por drones”; Utilização de drones para mapeamento”; e “Utilização de drones para infraestrutura e utilities”.

A regulamentação, recém-aprovada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil,  foi surpreendentemente flexível para operações usando Drones abaixo de 25kg, que atinge quase 100% das aplicações comerciais dos Drones no Brasil. Será necessário apenas um cadastro simplificado no portal da ANAC  idade mínima de 18 anos para o piloto que não precisará de licença especial para operações abaixo de 400 pés (120 metros). Estas regras vão permitir que as mais de 700 empresas mapeadas, e já em operação no país, pelo aplicativo da feira DroneShow possam regularizar sua situação. A regulamentação é lançada a exatos 7 dias da realização da maior feira de Drones da América Latina, que acontece em São Paulo de 9 a 11 de maio. A ANAC participará na feira tirando dúvidas da comunidade durante os 3 dias”, comenta Emerson Granemann, idealizador da Feira DroneShow.

A regulamentação dos drones recém-aprovada pela da ANAC veio em boa hora para dar segurança operacional e jurídica para este setor em franca expansão“, afirma o engenheiro cartógrafo Eduardo Freitas, coordenador técnico da programação dos eventos DroneShow e MundoGEO#Connect. “Esta legislação interessa para ambos os públicos, desde quem trabalha com mapeamento até filmagens e eventos, passando por inspeção de obras, agricultura, entre outras áreas que serão beneficiadas por trabalhar de forma regulamentada“, conclui  Freitas.

Feiras MundoGEO e Drone Show 2016 2
Feiras MundoGEO e Drone Show 2016

Feiras MundoGEO e Drone Show 2016 3
Feiras MundoGEO e Drone Show 2016