A certificação LEED for Homes está presente em mais de 150 países. No Brasil, será trabalhada diretamente pelo Green Building Council norte-americano e primeiro projeto no país, em Campinas (SP) será caso apresentado na Expo Arquitetura Sustentável.

 

A Expo Arquitetura Sustentável, feira e congresso que acontece de 10 a 12 de novembro no Expo Center Norte, reúne representantes de diversas e mais avançadas certificações ambientais em todo o mundo, tendo como foco a construção civil. Após grande crescimento de certificações para prédios corporativos, um dos movimentos mais intensos do setor, agora, é a qualificação de residências para métodos e práticas verdes.

Marcos Casado, membro do conselho consultivo do evento e diretor da Sustentech Desenvolvimento Sustentável, explica que no selo LEED, por exemplo, o crescimento de projetos residenciais tem sido visível. “No Brasil, ainda não tínhamos projetos residenciais com essa certificação, mas agora surge um em Campinas (SP). Na Expo Arquitetura Sustentável vamos apresentar esse estudo de caso. Quando você constrói residências, não tem como proibir, por exemplo, que a pessoa fume em sua própria casa. Então, algumas questões do LEED NC ou Core and Shell não são aplicáveis”. O especialista também confirma para esse tipo de selo que os gastos de construção não passam de 5% a 10% do valor de um projeto tradicional.

O conceito do LEED for Homes trabalha com inovações nos projetos. Privilegia, por exemplo, localização, com mais opções de transporte público. Estar em bairros já sustentáveis garante pontuação também, como é o caso da Ilha Pura na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ou o Parque da Cidade no Morumbi, em São Paulo. A seleção do terreno também é importante: deve-se atentar para preservação de espécies nativas e detecção de riscos de alagamento.

A engenheira Lourdes Printes, também membro do Conselho Consultivo da Expo Arquitetura Sustentável e diretora da LCP Engenharia e Construções, esclarece que, nos Estados Unidos, por exemplo, há atualmente 56.380 projetos registrados no LEED for Homes, e uma de 800 projetos internacionais registrados na Europa, América Latina , China e África.  “A certificação LEED for Homes, para casas unifamiliares e edifícios multifamiliares de até 20 pavimentos, está presente em mais de 150 países. Mas, no Brasil, não será representada pelo GBC Brasil, que apoia a Certificação Nacional do Referencial Casas. Todo o processo de LEED for Homes será analisado diretamente pelo USGBC, com a participação de profissionais brasileiros auditados por profissionais Green Raters”. Essa mão de obra será treinada em parceria com a MaGrann Associates e a Green Design Consultoria Sustentável.

Printes ainda explica que o LEED for Homes é uma certificação que visa o bem estar não somente da comunidade e do meio ambiente mas, principalmente do agente de uso, ou seja o proprietário  que viverá e será impactado pelo produto final. “A certificação observa e promove práticas e emprego de materiais e tecnologias que propiciem o melhor para os aspectos saudáveis deste ambiente”.

 

Outros parâmetros do LEED for Homes

– acesso a espaços abertos e comunitários;

– gerenciamento de águas pluviais durante a construção e operação reduzindo a erosão

– controle de pragas e doenças;

– densidade compacta para diminuir necessidade de infraestrutura;

– redução de resíduos

– uso eficiente de água

– sistemas de irrigação

– eficiência energética

– iluminação natural

– análise do ar interno

 

Outro tema abordado por Casado é a certificação Casa Saudável, novidade na Expo Arquitetura Sustentável. O selo também apresenta abordagem que analisa os tipos de material e os males que eles podem ou não causar no usuário final, o morador. O foco é construir um ambiente saudável em 11 categorias. Entram questões relacionadas ao ambiente como desenho arquitetônico, psicologia saúde, iluminação, qualidade acústica ou como são fabricados cada material

Agenda:

– No dia 11 de novembro, às 9h, Marcos Casado apresenta o tema Como as crises energética e hídrica impactam na construção sustentável, na sala 2.

– No dia 12 de novembro, às 9h, o diretor do Selo Casa Saudável, Allan Lopes apresenta o tema Certificação Selo Casa Saudável, na sala 3

– No dia 12 de novembro, às 9h40, Lourdes Printes, diretora da LCP Engenharia; Mark Grann CEO da MaGrann Associates e Cristina Shoji, diretora da Green Design apresentam a 1º LEED for Homes no Brasil – Residência Campinas Alphaville, na sala 3

Serviço:

Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração
Data 10 a 12 de novembro de 2015
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Horário: Exposição das 11h às 20h
Conferência das 9h às 17h