A Cacel – Câmara Argentina de Construtores Navais é uma das entidades apoiadoras da FEIPLAR & FEIPUR 2024 – Feira e Congresso Int. de Materiais Avançados, que acontecerá de 20 a 22 de agosto, no São Paulo Expo (Pavilhão 5), em São Paulo, SP, Brasil.
Roberto Regnícoli, presidente da CACEL, explicou que a Câmara Argentina de Construtores de Embarcações é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento da indústria naval, promoção da náutica, sua prática desportiva e recreativa, e para o turismo. Representa estaleiros e oficinas navais, fabricantes e comerciantes de peças náuticas, prestadores de serviços relacionados, comissários navais, promotores de seguros, importadores, entre vários outros membros do setor.
Mencionou, ainda, que a CACEL foi fundada em 1969 por iniciativa dos principais estaleiros navais do país, e já trabalha há mais de 50 anos para fazer da indústria naval um setor próspero de desenvolvimento.
Nos últimos anos, a CACEL tem interagido com os três níveis de governo (nacional, regional e municipal) para proteger os interesses do setor, peticionar às autoridades, e servir de elo para o tratamento dos aspectos regulatórios, fiscais e promocionais. Trabalha em estreito contato com a Prefeitura Naval Argentina, autoridade fiscalizadora, que regulamenta a construção naval, e garante uma navegação segura e ambientalmente sustentável.
A CACEL é o organizador exclusivo do Salão Náutico Argentino. É o evento náutico mais importante no âmbito nacional e faz parte do Calendário Mundial de “Boat Shows” desde 1983. Atrai visitantes de todo o país, e da imprensa nacional e internacional. A Câmara também foi responsável por diversas edições do Fórum Náutico Nacional, evento no qual os elos da cadeia analisam, em conjunto com as autoridades, os desafios do setor e debatem um futuro melhor para a náutica argentina.
Nos próximos dois anos estará trabalhando arduamente na promoção das exportações. A indústria naval leve da Argentina apresenta uma ampla gama de produtos de excelente qualidade e alto nível para satisfazer a demanda mais exigente. É compromisso da Câmara aproximar os certificadores de padrões internacionais, continuar com apresentações no Itamaraty para divulgar sua oferta exportável e apoiar os associados em tudo relacionado ao desenvolvimento de mercado.
Outro projeto no qual está focada é a organização do Salão Náutico Argentino, que acontecerá no próximo ano. Espera que seja um sucesso, com um grande número de visitantes.
Apesar da situação econômica delicada, Regnícoli afirma que o ambiente industrial, constituído principalmente por pequenas empresas e empresas familiares, sabe superar e resistir aos períodos de crise.
“Desejo o maior sucesso para esta edição da FEIPLAR & FEIPUR 2024, que contará com a participação de dois de nossos associados: Plaquimet e Poliresinas San Luis. Recomendamos a todos os visitantes que passem pelos seus stands!”, finalizou o presidente.