Como anunciando anteriormente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a segunda edição da Feira Brasileira do Grafeno e o 1º Simpósio Brasileiro de Materiais Avançados serão realizados de 2 a 4 de maio de 2023 no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com a instituição rio-grandense.

A primeira edição foi realizada em 2021 e a nova edição será uma oportunidade para aproximar o que está sendo feito em pesquisa e desenvolvimento em nióbio, grafeno, terras raras e outros materiais avançados de iniciativas do setor produtivo. Segundo o MICT, muitas soluções envolvendo essas tecnologias vão fazer parte do nosso cotidiano em um futuro breve.

A UCS, através da área de pesquisa em Saúde e Laboratório de Terapia Celular Avançada, coordena pesquisas realizadas com grafeno e células-tronco, com resultados promissores.

Entre várias iniciativas, destaca-se a UCSGraphene, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina em operação. Resultado de 15 anos de pesquisa e inovação tecnológica, a planta tem capacidade de produção de até 500 kg do material por ano, podendo ser ampliada para produzir até 5 toneladas anualmente. A UCSGRAPHENE é uma Unidade EMPRAPII credenciada para atuar na área automotiva com foco em: materiais avançados, compósitos, e nanocompósitos de alto desempenho, com foco no desenvolvimento de melhorias nos processos produtivos de componentes automotivos e estudos para aplicação de grafeno e outros materiais em escala industrial. Pode-se mencionar diversos desenvolvimentos com o uso da tecnologia de produção do grafeno como autopeças, capacetes, dispositivos à prova de balas, vestuário, entre outros.