Com grade curricular moderna e foco na formação prática, Centro Universitário FEI está com vagas abertas para processo seletivo do segundo semestre de 2016

 

Antes do lançamento de um novo produto para o mercado, é preciso levar em conta diversos aspectos. O material utilizado na fabricação do produto é resistente? Poderá ser reciclado após o uso? Como este produto poderá ser fabricado?

Essa é uma das funções de um Engenheiro de Materiais, profissional que atua em praticamente todas as empresas e setores que produzem e constroem os bens que movem a sociedade. Existe campo em indústrias de produção e desenvolvimento de matérias-primas a partir de metais, polímeros e cerâmicas como, por exemplo, siderúrgicas, metalúrgicas, indústrias químicas e petroquímicas. O profissional também é responsável pela seleção dessa matéria-prima, prestação de serviços, consultoria e gerenciamento de pesquisas, bem como a concepção e fabricação de novos materiais, controle de qualidade e aperfeiçoamento das propriedades do material.

Quem opta pela Engenharia de Materiais encontra, atualmente, um mercado de trabalho carente de profissionais. “A tendência das indústrias é de buscar novas opções, que exigem qualidade a custos menores e maior produtividade. Por esta razão, há a necessidade de profissionais mais versáteis e que estejam em sintonia com o futuro”, explica a Professora Adriana Catelli, coordenadora do curso de Engenharia de Materiais do Centro Universitário FEI.

Visando proporcionar aos estudantes condições ideais de ingresso num mercado de trabalho em constante transformação, o curso de Engenharia de Materiais da FEI apresenta uma extensa programação de aulas práticas. Todos os laboratórios de Materiais da faculdade ficam constantemente disponíveis aos alunos do curso, tanto para aulas como para o desenvolvimento de trabalhos de Iniciação Científica e Conclusão de Curso.

Os graduandos também têm a disposição uma grade curricular voltada ao embasamento científico e tecnológico. “Queremos formar profissionais que possam contribuir com a melhoria e eficiência de produtos, pensando sempre na sustentabilidade e colaboração com o meio ambiente”, comenta a Professora Adriana Catelli. No último ano de curso, existe uma disciplina chamada de Estágio Supervisionado, na qual os professores conversam com os alunos sobre suas atividades de estágio e incentivam discussões sobre o mercado de trabalho e a profissão.

A FEI investe constantemente em novos equipamentos de processamento e de caracterização de materiais. Há estímulo também para que os alunos participem de competições na área de Materiais. No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), realizado em 2014, os alunos do curso de Engenharia de Materiais da FEI obtiveram conceito 4, comprovando a qualidade de sua formação e o compromisso do Centro Universitário FEI com o curso.

 

Segundo Semestre – O curso está com inscrições abertas para o processo seletivo do segundo semestre de 2016. Os interessados podem se inscrever pelo site da FEI (www.fei.edu.br) e também presencialmente, em um dos dois campi, até às 18 horas do dia 1º de junho. As vagas são para o campus de São Bernardo do Campo, somente no nos periodos da manhã.

ENEM – Assim como o processo seletivo do primeiro semestre de 2016, realizado no final do ano passado, os candidatos poderão utilizar os resultados obtidos no ENEM de 2014 ou de 2015 como uma alternativa de ingresso à instituição. Na inscrição, os candidatos que escolherem essa opção, devem preencher o campo indicado com o número da inscrição do ENEM.

Programa de Bolsas de Estudo – por meio do Programa de Bolsas de Estudo, os candidatos bem classificados no processo seletivo podem obter bolsa integral ou parcial de 50%, que será determinada após a comprovação de carência econômica e entrevista com o candidato.  Os interessados devem se inscrever através do site da FEI, depois de estarem inscritos no vestibular para o segundo semestre de 2016. O Programa é regulamentado pela Lei de Filantropia, sendo a bolsa integral (100%) voltada para renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial de 50% é voltada aos estudantes que possuam renda familiar per capta de até três salários mínimos.

PROUNI – A iniciativa do Governo Federal concede bolsas parciais ou integrais para estudantes de baixa renda. O candidato não precisa fazer o vestibular, nem estar matriculado na instituição, mas deve ter participado do ENEM e ter nota igual ou maior a 450 nos testes e maior que 0 na redação. As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, acessando o Sistema do ProUni. (http://siteprouni.mec.gov.br/).

Serviço:

Processo Seletivo 2º semestre de 2016

Abertura das inscrições: a partir das 9h do dia 4/04

Encerramento das inscrições: 1º/06, até às 18h

Provas: 11 e 12 de junho às 8h30 horas

Inscrições pelo site da FEI: www.fei.edu.br

 

Endereços:

Campus SBC – Av. Humberto de A.C. Branco, 3972 – São Bernardo do Campo

Campus SP – Rua Tamandaré, 688 – São Paulo