A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) renovaram o Programa Electro-Electronic Brasil para o período 2018-2020. Com o objetivo de ampliar e fortalecer a participação das empresas brasileiras do setor de eletroeletrônicos por meio da promoção das exportações e da atração de investimentos, a iniciativa pretende alcançar a meta de US$ 2 bilhões em exportações no período.

 

Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a renovação do convênio vem em um momento importante de retomada das exportações do setor eletroeletrônico. Em sua opinião, a recente crise do mercado interno impulsionou a atividade exportadora, que começa a ser incorporada definitivamente no planejamento estratégico das companhias. “As empresas perceberam que não se trata apenas de uma alternativa em momentos críticos, mas uma atividade perene”, diz.

 

Barbato destaca que o Brasil dispõe de uma situação geográfica privilegiada e de um parque industrial robusto, o que possibilita acessar mercados de países próximos. Para aproveitar esse potencial e tornar o País um polo exportador, além de iniciativas como a da Abinee e Apex-Brasil, o presidente da Abinee ressalta a necessidade de redução de custos para exportação.

 

Mercados prioritários e atração de investimentos

 

O supervisor de Projetos Setoriais da Apex-Brasil, Mauricio Manfre, salienta que o convênio é o resultado de um plano de trabalho elaborado e planejado com a contribuição das empresas. Segundo ele, para essa nova fase foram elencados cinco mercados prioritários: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru e África do Sul. “Em cada um desses países foram definidos segmentos e produtos com maior potencial de entrada”, explica Manfre. 

 

O programa contempla: capacitação em exportação e internacionalização, estudos de mercado com inteligência comercial; feiras internacionais; missões comerciais; projetos compradores e fortalecimento das parcerias estratégicas em âmbito nacional e internacional.

 

Uma novidade para o período 2018-2020 é a atração de investimentos por meio de ações para transferência de tecnologias, principalmente nas áreas de energias renováveis, como eólica e solar.

 

Resultados do primeiro biênio

 

A primeira edição da iniciativa, durante o biênio 2016/2017, contou com a participação de 49 empresas e a promoção de exportação através de planejamento estratégico, segmentação das empresas e ações na África do Sul, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, México, Moçambique e Peru, com importante incremento nas exportações do setor, com valor estimado de US$ 1 bilhão.