Com um investimento de mais de 6 milhões de reais, a Vergraf desenvolveu o vergalhão de fibra de vidro com grafeno

Guilherme Manfredini, engenheiro de aplicações da Vergraf, apresentou este desenvolvimento durante a Feiplar & Feipur 2024, realizada no último mês de agosto, em São Paulo, SP. Utilizando tecnologias de empresas como Owens Corning, Jushi, CPIC, Kukdo , Kuhmo  e Olin, além do grafeno produzido pela Universidade de Caxias do Sul e Brazilian Graphene, o vergalhão é fabricado em compósito formado por resina, fibra de vidro e grafeno. A resina é preparada de acordo com a formulação específica.

O vergalhão de fibra de vidro com grafeno substitui o vergalhão de aço com diversas vantagens. Se comparado ao aço, pode-se afirmar que o produto em composites é quatro a cinco vezes mais leve, não sofre corrosão, tem força de tração duas a três vezes maior e não conduz eletricidade. É utilizado em diversos mercados como construção civil e agricultura. Foram realizados ensaios na UFSCar.

O produto, devido a sua leveza, tem fácil logística, não necessitando equipamento de carga para transporte e manuseio como gruas, pórticos rolantes e/ou empilhadeiras. Trabalha-se com a durabilidade 100 anos, podendo substituir o aço em 40 % das aplicações com vantagens já destacadas.

Mais informações sobre essa tecnologia pode ser acompanhada na palestra ministrada durante a Feiplar & Feipur. 

Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=u4Im0eqm_3Y 

Ou confira abaixo: