Prêmio Brasil Design Award homenageia Lauro Andrade Filho em noite de festa no IED

0
500

Promovido pela ABEDESIGN, associação que reúne os maiores escritórios do Brasil, o BDA aconteceu ontem, 30 de novembro, no IED, em São Paulo, e elegeu os profissionais que  contribuíram de maneira efetiva na consolidação e internacionalização do design brasileiro em 2015

É impossível falar em festival urbano de design na cidade de São Paulo e não mencionar Lauro Andrade Filho. Visionário e, atualmente, um dos maiores articuladores do Brasil quando o assunto envolve o design e suas conexões com a arte, arquitetura e urbanismo, Lauro propôs novas perspectivas para o mercado brasileiro, ao criar o Design Weekend (DW!) que caminha para a sua quinta edição em 2016 e reúne, durante uma semana, toda a cadeia produtiva, incluindo designers, lojistas, indústria e universidades, a pensar, discutir e divulgar o tema nacional e internacionalmente. Para chegar ao formato atual, o empresário estudou de maneira profunda, durante anos, os principais festivais do mundo, em especial Londres e Milão, antes de montar a estratégia do DW!, que une a organização britânica e a efervescência italiana. “Ao oferecer conteúdo de alto valor pela cidade, estimulamos a ocupação dos espaços públicos, a busca de qualidade de vida e o exercício da cidadania. Economicamente falando, formamos uma grande plataforma de promoção comercial, geração de negócios, trabalho e network entre os profissionais”, revela. 

Em reconhecimento ao importante trabalho de articulador do design, a ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) homenageou Lauro Andrade Filho durante o prêmio Brasil Design Award (BDA), realizado ontem, 30 de novembro, às 19h30, no IED – Instituto Europeo di Design. O BDA reconheceu os destaques brasileiros dentro dos principais prêmios nacionais e internacionais do segmento e selecionou os melhores projetos do mercado, atribuindo pontos de acordo com o desempenho nas principais premiações do ano, como Cannes Lions, IF Design, El Ojo, London International Awards (LIA), Pentawards, Lusos, Wave Festival, Red Dot, D&AD, Museu da Casa Brasileira, Abre, Salão Design, Colunistas, Embalagem e Marca. Na edição 2015, o evento contou com uma sessão especial, dedicada a homenagens e Hall da Fama, pela primeira vez na história, no qual Lauro será o destaque.

Confira a lista dos premiados: Escritório de Design Riva, Bertussi Design Industrial, Postobello, Verdom Indústria e Comércio Ltda, Castelatto Ltda, Estúdio Ronald Sasson, Doimo Brasil, Grendene S.A., Índio da Costa A.U.D.T., Atelier Schiper, F/Nazca Saatchi & Saatchi, Heinrich Stukenkemper e Pascali Semerdjian Arquitetos.

Ainda foram homenageados Clarissa Schneider (Jornalista do Ano), O Globo (Veículo de Design), Sebrae Minas (Instituição de apoio ao Design), PUC-PR (Instituição de Ensino de Design), Porto Seguro (Cliente do Ano) e Alexandre Wallner (Hall da Fama).

O homenageado especial da noite, Lauro Andrade Filho, além de idealizador e realizador do DW!, também está à frente, como Diretor, da EXPO REVESTIR e do FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, a maior feira e evento de soluções e acabamentos das Américas, que movimentou, na 13° edição, em 2015, mais de 200 milhões de dólares em negócios.

Seu mais novo desafio, no entanto, é realizar, de 9 a 11 de agosto de 2016, em São Paulo, a High Design Home & Office Expo, que tem o objetivo de se tornar o principal evento internacional de design em mobiliário do País. O evento acontece em associação com a Informa Group e foi criado a partir da experiência da Casa Brasil, realizada pelo Sindmóveis de Bento Gonçalves.   

 

Sobre Lauro Andrade Filho

Natural de Florianópolis/SC e radicado em São Paulo/SP desde 2003, Lauro Andrade Filho é formado em administração de empresas pela ESAG-UDESC/Brasil (1993), com mestrado em gestão pelo CPGA-UFSC/Brasil (2000) e formação complementar pela UCSB/EUA (1996), FRIEDRICHNAUMANNSIFTUNG/Alemanha (2000) e DOMCABRAL/Brasil (2002). 

Foi executivo de empresas privadas e entidades públicas como CANGURU EMBALAGENS (1993), PIZZA HUT SC (1994), CIA BRAHMA (1996), INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS (1998), SEBRAE/SC (2000) e ANFACER (2003). 

Criou, em 2003, a empresa SUMMIT PROMO, onde realizou e participou de mais de 50 eventos nacionais e internacionais, em diversos países como África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Emirados Árabes, França, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Panamá. Tais eventos sempre tiveram como foco os segmentos de design, decoração, arquitetura e construção. Idealizou e realiza o DW! São Paulo Design Weekend desde 2012, maior festival do gênero na América Latina.

É diretor contratado da feira EXPO REVESTIR, sócio-diretor da HIGH DESIGN EXPO e coordena as áreas de Marketing, Negócios e Inteligência de Mercado da ANFACER.

Para baixar imagens do evento, acesse: http://we.tl/KLWl2sZsSW.  

Sobre a ABEDESIGN

Fundada em 2005 com o objetivo de difundir a importância do design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do país, a ABEDESIGN promove um trabalho contínuo de valorização do setor, além da facilitação das atividades profissionais.  A associação, que conta atualmente com 228 membros, é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, privadas, entidades de classe, governamentais e diplomáticas, organizações não governamentais, instituições de ensino e na sociedade em geral.

 

Sobre o DW! Design Weekend

O Design Weekend é um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.

São diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial. O DW! compreende palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.

Mais informações em www.designweekend.com.br/.

Prêmio Brasil Design Award