Clariant auxilia indústria automotiva chinesa na redução do peso, segurança e alta performance de peças under the hood

0
934

Importante fornecedoras de produtos químicos, a Clariant, durante a Chinaplas 2018, trabalhou temas como masterbatches inovadores e no-VOC com o objetivo de auxiliar a atuação da indústria automotiva da China em relação aos novos padrões de economia de combustíveis e redução de emissões veiculares. Como o grande mercado chinês deve alcançar a marca de 30 milhões de carros em 2018, as montadoras e fornecedores de autopeças caminham em direção ao uso crescente do plástico para partes de grande complexidade, em ambientes agressivos debaixo do capô e em aplicações internas. Esta ação é influenciada por iniciativas do Governo como a “Substitua o Aço por Novos Materiais”, assim como a crescente demanda por veículos mais leves e componentes especialmente projetados para o foco chinês na eletromobilidade.

 

A Clariant tem visto aumento no interesse regional de seus masterbatches inteligentes, os agentes espumantes químicos Hydrocerol (CFAs) e compostos e concentrados Renol, para aplicações no interior do veículo e under the hood, tanto de montadoras locais como multinacionais dentro do país. Nos últimos cinco anos, registrou-se crescimento anual de dois dígitos em suas vendas de Hydrocerol no setor automotivo, por exemplo. Como soluções no-VOC e de alta performance, as linhas de masterbatch auxiliam na obtenção de maior sustentabilidade e segurança em termos de processos de produção, saúde e meio ambiente. Têm auxiliado as montadoras a reduzir o peso de peças internas de plástico sem afetar a aparência ou performance, uma vez que criam uma estrutura celular mais fina e mais durável, que permite se obter qualidade superficial e redução de massa entre 5 e 20%, de acordo com resultados em componentes moldados em TPOs (oleolefinas termoplásticas), PP (polipropileno) e náilon. Uma montadora global alcançou uma redução de 25%no peso total do suporte do painel. Além disso, os masterbatches Hydrocerol são agentes espumantes endotérmicos. A reação química que cria a espuma absorve o calor, e assim menos calor precisa ser removido do polímero após a moldagem. Consequentente, os ciclos de processamento são menores, o que significa que a produtividade pode ser elevada para cerca de 20%.

De fácil processabilidade, os masterbatches e compostos livres de metal pesado Renol e Renot TC, para plásticos de engenharia e resinas de alta temperatura, proporcionam estabilidade de calor e lux, e retardância à chama. Da mesma forma importante, oferecem proteção enquanto mantêm críticas propriedades de fluxo em peças como conectores utilizados em aplicações SMT e sistemas de carga de veículos elétricos. Oferecem excelente processabilidade para praticamente todos os não-olefínicos–  PA 6, e 66, PET, PBT, POM, PC e polímeros de alta temperatura como PPA, LCP, PPS, PPSU, PESU, PES, PEI e até PEEK.

In the production phase RENOL masterbatches offer excellent processability for virtually all non-olefins – PA 6, and 66, PET, PBT, POM, PC and high temperature polymers like PPA, LCP, PPS, PPSU, PESU, PES, PEI and even PEEK.

Mais informações – www.clariant.com/en/Business-Units/Masterbatches/Transportation.