BASF leva expertise em soluções para construções subterrâneas ao 4º Congresso Brasileiro de Túneis

0
667

A BASF vai apresentar suas soluções e expertise para atender os setores de mineração e de túneis no 4º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas, que será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, nos dias 3 a 5 de abril. A companhia é líder mundial no fornecimento de soluções orientadas ao cliente e focadas nas necessidades específicas do setor, e conta com o suporte de uma equipe global de construção subterrânea.
“Nossa equipe de profissionais tem auxiliado clientes a superar os maiores desafios da construção. Fornecemos soluções para situações críticas, acompanhamos desde o início do projeto, compreendendo suas necessidades e desafios e contribuindo com soluções inovadoras e completas”, afirma o engenheiro Marcelo Henriques, Gerente de Vendas Sênior da BASF Brasil.

Os trabalhos de construção subterrânea enfrentam inúmeros desafios, partindo das condições adversas do solo, infiltração de água, estabilização do solo, selamento de fissuras e recuperação de concreto, entre outras questões que dependem de tecnologias que garantam eficiência, produtividade, sustentabilidade e acima de tudo, segurança.
No ano passado, a empresa participou da inauguração do Túnel de base de São Gotardo, na Suíça, um dos tuneis mais longos do mundo. A nova rota pelos Alpes reduziu em cerca de uma hora o tempo de viagem entre Zurich e Milão. Um empreendimento dessa magnitude contou com as mais recentes tecnologias e sua realização não seria possível sem os produtos químicos para construção da BASF.

O túnel de 57 quilômetros foi construído com cerca de 4 milhões de toneladas de concreto – aproximadamente 40 vezes o que foi usado no Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. Para o projeto de construção do túnel, a BASF forneceu aditivos para concreto, injeções de microcimento para impedir a entrada de água, além de argamassa de proteção contra incêndio. Além das soluções inovadoras, a BASF apoiou com conhecimento, ajudando na superação dos desafios desse projeto de construção monumental.
Soluções para o setor
O portfólio abrangente da marca Master Builders Solutions, da BASF, inclui aditivos para concreto e cimento, soluções para a construção subterrânea, impermeabilização, selantes, soluções para reparo, recuperação e proteção de estruturas de concreto, grautes e sistemas de pisos de alto desempenho.
Para aplicações de pré-injeção há os microcimentos MasterRoc MP, linha de cimentos Portland superfinos que possibilitam uma penetração extremamente eficaz em microfissuras de rocha e solos de granulometrias finas, proporcionando excelente estanqueidade à água, além de estabilidade e durabilidade. Sua característica única e inovadora é a pega rápida e controlada, que permite ciclos de escavação/explosão ininterruptos ou sequências contínuas de injeção, aumentando significativamente a produtividade. Enquanto o cimento normal exige intervalos de seis horas entre ciclos de escavação/explosão, os microcimentos da BASF só precisam de duas horas.
Para o tamponamento e selamento de infiltrações de água, consolidação e preenchimento de cavidades, existe a série de poliuretanos MasterRoc MP 350 e a série de poliureia-silicatos resistentes a fogo (conforme a norma DIN4102-B2) MasterRoc MP 360. Eles foram testados e certificados por institutos externos por suas propriedades técnicas, bem como a aspectos de saúde e segurança.

Já, a série acrílica MasterRoc MP é uma linha de resinas acrílicas de alto desempenho que veda de forma instantânea e permanente até as fissuras mais finas no concreto e comporta movimentos limitados graças à sua flexibilidade e capacidade de expansão. Também são produtos ideais para barreiras de injeção atrás de revestimentos de túneis com vazamentos e paredes diafragma. Além disso, eles conseguem estabilizar o solo mole e a areia imediatamente, selando-os contra a água. São amplamente utilizados em projetos de infraestrutura de grande porte, tais como alojamentos de geradores em usinas hidrelétricas, para a impermeabilização permanente de defeitos de concreto.
Outro destaque importante para esse setor é a membrana projetada para impermeabilização MasterSeal 345. É aplicada entre camadas de concreto projetado ou moldado ‘’in loco’’. Apresenta alta resistência de adesão aos substratos em ambos os lados, com boa elasticidade e excelente estanqueidade, impedindo a penetração de água. A sua alta velocidade de aplicação, proporciona ganhos no prazo final da obra.

A BASF oferece cursos técnicos de treinamento em injeção, na galeria de teste subterrânea Hagerbach, na Suíça. O treinamento prático para operadores de injeção é oferecido exclusivamente para clientes que trabalham com sistemas de injeção da BASF, para que adquiram capacidade prática para a correta escolha e execução dos trabalhos de injeção. A companhia também pode organizar treinamentos específicos para projetos individuais no mundo inteiro de acordo com a demanda dos clientes.