Modificadores de reologia, emulsões, resinas e biocidas fazem parte do portfólio mais completo para tintas arquitetônicas e industriais da América Latina.

Com diversos lançamentos e reforçando sua liderança de mercado, a Dow afirma a clientes e visitantes da ABRAFATI 2015 que Toda Inspiração é Possível quando se tem o portfólio mais completo para tintas e revestimentos arquitetônicos e industriais da América Latina. No evento, que acontece de 13 e 15 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a Companhia lançará tecnologias que vão das mais simples e econômicas até as mais inovadoras e sustentáveis, para os segmentos premium, standard e econômico.

De acordo Carolina Mantilla, gerente de marketing para o negócio de Tintas da Dow, Inovação e Sustentabilidade direcionam o desenvolvimento de tecnologias para revestimentos de alto desempenho e funcionalidade avançada. “Nossa estratégia é acelerar o processo de inovação em toda a cadeia de valor e enfatizar que a Dow pode suportar o crescimento técnico do setor, proporcionando maior produtividade, métodos mais eficientes e tecnologias mais duráveis, além de tornar soluções sustentáveis cada vez mais acessíveis a toda população, complementa. A Dow investe anualmente US$ 1,6 bilhão em Pesquisa & Desenvolvimento ao redor do mundo, o que confere capacidade global com suprimento local.

Além de um estande interativo e repleto de novidades, especialistas da Dow trarão temas de grande importância nas conferências técnicas ao longo do evento. Um dos destaques será o Dr. Keith Watson, diretor global de pesquisa e desenvolvimento para tintas e revestimentos e monômeros de performance da Dow, que abrirá a Sessão Plenária do segundo dia (14/10, às 8h30). O executivo abordará sobre tendências, os principais desafios globais no mercado de tintas e revestimentos, e a questão da inovação frente à sustentabilidade na indústria.

LANÇAMENTOS E DESTAQUES

Para o segmento standard e econômico de tintas arquitetônicas, destaca-se a mais nova linha PRIMAL™ NueVa, emulsões acrílicas modificadas para tintas decorativas de interior e exterior. Quando comparada a resinas estireno acrílicas, possibilita melhor custo benefício, além de apresentar resistência superior à abrasão e lavabilidade, poder de cobertura seca e úmida, excelente resistência mecânica e compatibilidade com diversos modificadores de reologia, sem contar que é livre de APEO e Formaldeído.

Seguindo ainda a tendência por alta eficiência, baixo custo em uso e boa resistência à abrasão úmida, os Modificadores de Reologia Acrílicos (HASE) conferem viscosidade à tinta por meio da associação de seus grupos hidrofóbicos e expansão volumétrica. Além disso, são mais versáteis, já que podem ser usados com diferentes tipos de emulsões (acrílicas, vinílicas, estirenadas ou VeoVA). Os destaques são o PRIMAL DR-110, PRIMAL DR-125 e PRIMAL DR-180.

Para o segmento premium de tintas arquitetônicas, a Companhia lança o PRIMAL AH-5000, emulsão 100% acrílica, livre de formaldeído, desenvolvida para diversas aplicações do mercado de revestimentos externos. Devido à sua versatilidade e alta hidrofobicidade, pode ser utilizada em áreas litorâneas e com grandes concentrações de umidade, sendo ideal para formulações de tintas premium e de seladores. Outro destaque é a linha ACID SUPPRESSION – composta por ACRYSOL RM-725, ACRYSOL RM-995 E ACRYSOL RM-400 – que une o excelente desempenho de Modificadores de Reologias Uretânicos (HEUR), com baixo VOC e facilidade de uso. A tecnologia elimina a necessidade de adição de solventes e surfactantes, oferecendo baixa viscosidade (abaixo de 2000 cP) e eficiência total de espessamento na formulação da tinta.

Já para massas e texturas, a linha PRIMAL HT tem novidades: PRIMAL HT-400 e PRIMAL HT-700, que promovem alta eficiência e resistência superior à água, melhor aparência e maior controle de espuma durante o processo de fabricação. Além do alto desempenho e funcionalidade comprovados, essas tecnologias impactam positivamente o meio ambiente, pois possuem baixo VOC e são livres de APEO.

No segmento de tintas e revestimentos industriais, a Dow garante excelente aderência e resistência a diferentes substratos, além de impacto ambiental reduzido. Entre elas, estão: o FASTRACK, emulsão à base d’água que acelera o tempo de secagem do produto mesmo em condições adversas, como baixa temperatura, alta umidade e baixa circulação do ar; o MAINCOTE AEH para pisos comerciais e pinturas institucionais, que combina a durabilidade dos sistemas acrílicos com a resistência mecânica e química dos epóxis, permitindo formulações bicomponentes base água de baixo VOC, secagem rápida, longa vida útil de mistura e alto despenho; o PARALOID™ EDGE, para tintas poliuretanas de performance superior para cura ambiente, com vida útil de mistura longa e secagem rápida, livres de isocianato e formaldeído; e a linha UCAR n-Alquil Propionatos, solventes para tintas alto-sólidos, com alto poder de solvência, baixo odor e rápida evaporação, destinados para aplicações industriais, repintura automotiva, OEM e equipamentos, além de tintas de impressão.

A Dow é líder no fornecimento de biocidas que oferecem um controle microbiano avançado e sustentável para tintas na América Latina. Sua atuação ajuda a evitar o crescimento de microrganismos na superfície de pisos, telhados e paredes e também no interior da lata, com conservantes sem odor e de baixo VOC. Além do já estabelecido BIOBAN 551S, o grande lançamento que chega ao mercado brasileiro, com grande possibilidade de expansão para toda a América Latina, é o BIOBAN 616 – última geração de biocida que confere alta preservação da tinta dentro da lata, em longo prazo. Um biocida de amplo espectro contra bactérias, algas e fungos, e que oferece ótimo custo benefício, de alto rendimento com baixas dosagens.

Para aplicações estruturais na construção civil, a Dow também trará lançamentos, como o Centurium, nova emulsão 100% acrílica de alto desempenho para formulação de membranas acrílicas impermeabilizantes e revestimentos elastoméricos, de resistência superior à água empoçada e às intempéries; o PRIMAL RT-4040, verniz 100% acrílico base água, pronto para a aplicação, com excelente resistência à eflorescência, água, UV e às intempéries, promovendo maior durabilidade e proteção ao substrato; e o PRIMAL AS-8012, emulsão elastomérica acrílica-estirenada para aplicações em membranas cimentícias flexíveis bi-componentes, indicada para aplicações em chapisco, argamassa de recuperação e piso autonivelante.

Mais detalhes e outras informações sobre os produtos aqui mencionados, assim como a programação completa da Dow no Congresso Internacional da ABRAFATI 2015, podem ser encontrados em nosso estande e no site oficial do negócio:

dow.com/pt-br/coatings-and-construction

 

De 13 a 15 de outubro de 2015, das 11h às 20h

Transamérica Expo Center, São Paulo

Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro
Estande Dow localizado na Avenida E com Rua 7

 

AGENDA DA DOW NO CONGRESSO

 

13 de Outubro: 13h45 – 14h25, no Auditório Aditivo 3

  • Tecnologias de dispersantes para melhorar as tintas econômicas

 

14 de Outubro

08h30 – 09h30, Sessão Plenária

  • Painel de Inovação e Sustentabilidade, convidado especial Keith Watson – Diretor Global de Pesquisa e Desenvolvimento para Tintas e Revestimentos e Monômeros de Performance da Dow

13h00 – 13h40, no Auditório Aditivo 3

  • Uma nova mistura de biocidas com alto e efetivo desempenho para a preservação da tinta na embalagem

13h45 – 14h25, no Auditório Aditivo 3

  • Poder de cobertura aplicado e intrínseco em uma tinta de uma só demão

 

15 de Outubro: 10h45 – 11h25, no Auditório Aditivo 3

  • Otimização da coalescência em tintas base-água para metais