Principais vantagens do material estão na redução de peso, resistência à corrosão e liberdade de design

Responsáveis por armazenar o combustível para a locomoção dos veículos, os tanques são peças fundamentais no bom funcionamento do motor. Além de acondicionar o material inflamável, os reservatórios de plástico são opções seguras e econômicas para carros, motos e caminhões. Fabricados também no Brasil os tanques de plástico vem ganhando mercado entre os veículos de grande porte pelas inúmeras vantagens em comparação a seus concorrentes metálicos, além de serem os únicos que são submetidos exaustivamente a testes de incêndio normatizados pela ABNT.

Hoje, a maioria dos tanques de combustíveis para carros populares já é de plástico, seguindo a tendência da Europa onde praticamente 100% desses reservatórios são de polietileno e dos USA onde esse número esta em torno de 65%. A expectativa é que o segmento de caminhões também consolide a versão. “Percebemos os benefícios dos tanques plásticos em detrimento aos metálicos galvanizados, pela não corrosão provocada pelo diesel, e decidimos desenvolvê-los para os caminhões na década de 90. Resistente às aplicações mais severas quanto ao uso e às intempéries climáticas, o tanque de plástico se torna um produto competitivo e eficiente, que pode ser produzido de acordo com a necessidade de cada cliente”, afirma André Silvestre, responsável pela área de Negócios Automotivos da Unipac, líder brasileira no fornecimento de tanques plásticos diesel e Arla 32 para caminhões das mais renomadas marcas.

Parceira da Unipac no desenvolvimento do produto, a Braskem, maior petroquímica das Américas, investiu fortemente no desenvolvimento de resinas para aplicações automotivas. A melhoria de grades da matéria-prima, Polietileno de Alta Densidade (PEAD), também influenciou a mudança das aplicações. “A nossa companhia tem uma busca contínua de servir os clientes e atender aos requisitos de qualidade e segurança do setor. Ao oferecer uma solução específica para a fabricação de tanques de combustíveis para caminhões, desejamos reforçar as qualidades do plástico e sua importância para a evolução do mercado automobilístico”, afirma Marcos Celestino.

 

Vantagens do tanque plástico x metálico

  • Baixo custo com relação aos tanques de alumínio e aço inox;
  • Suporta pequenos impactos sem sofrer ruptura, bem como deformações residuais destes impactos, o que não ocorre com o os tanques metálicos;
  • Liberdade de design que facilita a disposição no layout de veículo;
  • Resistência à corrosão.