O secretário nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, participou de debates no 21º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos – SBRH, em Brasília, que teve como tema  “Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão”. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) com o objetivo de discutir as soluções para a redução da perda de água no Brasil, com consultores técnicos, prestadores de serviços de saneamento, pesquisadores da área e gestores públicos.

De acordo com o secretário, os programas do Ministério das Cidades para apoio aos empreendimentos de saneamento já preveem a redução de perdas como condição de acesso a recursos de sistemas de abastecimento de água. “É importante que os proponentes tenham programas de redução de perdas para que os recursos sejam usados de maneira eficaz. Além disso, temos em andamento o Interaguás, programa financiado pelo Banco Mundial, e que possui um módulo destinado às ações de assistência técnica em redução de controle de perdas de água e uso eficiente de energia elétrica, e que terá como beneficiárias, em sua primeira fase, duas prestadoras de serviços da região Nordeste: a Embasa, na Bahia, e a Compesa, em Pernambuco”, afirmou.

O SBRH, maior evento na área de recursos hídricos do Brasil, reuniu empresários, consultores ambientais, representantes do governo e de organismos não governamentais para compartilhar conhecimentos, experiências e buscar soluções para avançar na conservação da qualidade dos recursos hídricos do país, bem como ampliar os serviços de saneamento.

Durante a conferência, foi lançado o Movimento pela Redução das Perdas de Água na Distribuição, que é uma iniciativa da Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, que tem como uma de suas lideranças a prestadora de serviços de saneamento de Campinas, a Sanasa. O Movimento atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento a todos,  para melhoria da eficiência da gestão da água no país e o enfrentamento das perdas de água.

Participaram também do evento, dentre outras autoridades, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo; o economista e ex-presidente da Sabesp, Gesner Oliveira; o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato; e a presidente da ABRH, Jussara Cabral Cruz.