O relatório “Impactos e Percepções” (Impacts and Insights) mede os efeitos de 2016 dos novos critérios destinados a ampliar a responsabilidade dos proprietários de marcas para com as condições de trabalho na cadeia de suprimento, iniciativas de minerais de conflito e inclusão de produtos químicos mais seguros. A atual geração da TCO Certified, lançada em novembro de 2015, atribui maior responsabilidade geral relativa a produtos e compliance das fábricas aos proprietários de marcas.

Um estudo de caso com 16 proprietários de marcas mostra melhores condições de trabalho nas fábricas que produzem produtos certificados, em comparação com 2013. As melhoras foram observadas em áreas tais como discriminação e liberdade de associação.

O CEO da TCO Development, Sören Enholm, declara: “Estamos realmente satisfeitos por observar essas melhoras em áreas importantes tais como discriminação e trabalho forçado nas fábricas em que produtos certificados são feitos. No entanto, um problema que continua se repetindo é o de horas extras excessivas. Embora tenhamos visto algumas melhoras em 2016, isso é claramente um problema que continuará exigindo nossa atenção contínua daqui para a frente”.

A cadeia de suprimento de produtos eletrônicos é muito complexa. “Os proprietários de marcas estão mais bem posicionados para assumir uma responsabilidade geral pela sustentabilidade social e ambiental. O acompanhamento da TCO Development mostra efeitos positivos quando eles são responsabilizados por isso”, diz o presidente da Global Ecolabelling Network (GEN), Bjorn-Erik Lonn.

A nova geração também promoveu uma mudança de paradigmas no uso de químicos perigosos em produtos de TI. Os efeitos na saúde e no meio ambiente da maioria dos produtos químicos usados hoje são desconhecidos. Para indicar um caminho a seguir, a TCO Certified só aceita agora retardadores de chamas que foram independentemente marcados como alternativas mais seguras.

Os compradores e a indústria de TI usam a TCO Certified para fazer escolhas mais responsáveis. Enholm acrescenta: “Os compradores realmente têm o controle e os proprietários de marcas sabem disso. Ao exigir produtos com certificação da TCO Certified, os compradores enviam uma mensagem direta à indústria sobre a importância da responsabilidade social e ambiental”.

Lonn conclui: “Entre os membros de rótulos ecológicos (selos verdes) da GEN, a TCO Certified é uma precursora na certificação de produtos eletrônicos”. (TCO Certified)

Leia mais e faça o download do relatório