A produção industrial do setor eletroeletrônico recuou 4,8% no mês de agosto de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostram os dados divulgados pelo IBGE e agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). O desempenho foi influenciado pela retração de 7,7% na área eletrônica e de 2% na área elétrica.

Na área eletrônica, verificou-se nos últimos meses a retração da produção de aparelhos de áudio e vídeo, na qual estão classificados os televisores, itens que vinham contribuindo com o aumento da produção desde o ano passado, em virtude da Copa do Mundo. Passado este evento, entretanto, a produção de televisores diminuiu significativamente. Na área elétrica, o principal motivo para a retração foi a queda de 19,9% na produção de lâmpadas.

 

O resultado de agosto foi inferior ao desempenho verificado nas indústrias geral e de transformação, que cresceram 2,0%.

 

Apesar do resultado negativo em agosto, no acumulado dos oito primeiros meses de 2018, a produção industrial do setor eletroeletrônico aumentou 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento contou com a ampliação de 10,2% na produção de bens eletrônicos, uma vez que a área elétrica recuou 0,8%.