A Pultrusão do Brasil projetou e fabricou uma ponte pultrudada que foi instalada no Terminal Marítimo de Carga e Descarga da Cosan Lubrificantes, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. A ponte pultrudada tem 12,50 m de vão livre (comprimento) e 1,10 m de largura útil (2,60 m com os contrafortes). Ela substituiu uma ponte de concreto armado que se deteriorou sob a ação da intempérie marítima. A ponte pultrudada interligou duas estruturas de concreto que estão localizadas dentro do mar.

O perfil pultrudado é imune à corrosão e tem alta resistência à produtos químicos e intempéries (maresia, raios ultravioletas, chuva ácida, etc.), o que permite longa durabilidade. O pultrudado pode ser utilizado para substituir materiais convencionais como madeira, aço, alumínio e concreto. Seu peso também é um importante diferencial, pois é 75% mais leve que o aço e 30% mais leve que o alumínio. A leveza facilita o transporte e a instalação.

A ponte pultrudada construída para a Cosan é uma obra única. O projeto e o cálculo estrutural para verificar a viabilidade de sua construção é da equipe de Engenharia da Pultrusão do Brasil. Ela foi pré-montada na unidade industrial da Pultrusão do Brasil, em Passo de Torres, SC, e depois parcialmente desmontada para transporte ao Rio de Janeiro para a montagem final.