Resina desenvolvida pela Braskem agrega vantagens a sistemas de drenagem

Considerado um dos mercados mais exigentes no que se diz a respeito durabilidade, os tubos de polietileno corrugados reservam grandes oportunidades para a construção civil. A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, tem atuado neste setor e para atender à demanda nacional melhorou seu portfólio de resinas, produzindo tubos de polietileno corrugados, que são capazes de durar até 75 anos, garantindo benefícios como leveza, facilidade de transporte e instalação do material.

Com foco em aeroportos, rodovias, ferrovias, mercados de infraestrutura e aterros sanitários, os tubos corrugados para drenagem, que coletam e escoam o excesso de líquido filtrado no solo, vem contribuindo para a realização da obra de forma mais rápida e bem estruturada, cumprindo com todas as normativas exigidas.

“Acreditamos no avanço do mercado de tubos de polietileno. Para isso, estamos sempre em busca de soluções que atendam os nossos clientes, criando materiais mais econômicos e seguro. É mais um exemplo do nosso compromisso com a inovação e com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis”, afirma Flávio Costa, responsável pela área de tubos da Braskem.

A adoção do plástico cresce devido às suas vantagens em relação a outros materiais, como a grande variedade de diâmetros e classes de pressão e resistência elevada ao impacto e a agentes químicos. Por isso, a Braskem vê que tal expansão reflete-se no planejamento de empresas do setor de transformação, como Tigre ADS e Kanaflex, que têm investido em novas fábricas, equipamentos e tecnologias.

“Desde 2010, quando fidelizamos nossa parceria com a Braskem, o mercado de tubulação em plástico cresce a cada ano. Em cinco anos, conseguimos construir duas plantas nesse segmento – uma em Rio Claro, interior de São Paulo, e outra em Marechal Deodoro, no estado de Alagoas. O produto é tão vantajoso e versátil que pode ser aplicado em empreendimentos comerciais, supermercados, aeroportos e rodovias”, destaca José Cattani, gerente geral da TIGRE-ADS.

Fabricante de dutos e tubos corrugados de PEAD no Brasil desde 1984, a Kanaflex tem apostado na matéria-prima como diferencial competitivo, em função da flexibilidade e resistência elevada. “As novas resinas recentemente implementadas pela Braskem no mercado nacional nos ajudaram muito a consolidar as inovações requeridas pelas obras civis. Inaugurada em 2013, a unidade de Itu em São Paulo utiliza o polietileno em todas as suas linhas, destacando os tubos corrugados de grande diâmetro”, explica Eduardo Bertella, gerente de Marketing da Kanaflex.