Seja em bombas de ARLA 32 ou de óleo, diferenciais de balanço de massa, motores elétricos ou sistemas de sensores para interiores de veículos, os níveis de desempenho que se esperam das engrenagens de materiais sintéticos estão sempre aumentando. Essa realidade demanda o desenvolvimento de sistemas de engrenagens que possam operar em condições secas e lubrificadas, não só em veículos, mas também em máquinas e equipamentos. A Evonik oferece materiais adequados para esse tipo de aplicação como o VESTAKEEP PEEK, o P84 NT e diversos compostos de poliamida da marca VESTAMID, que já apresentam um nível de desempenho elevado.

 

Em setembro de 2018, foram instalados os equipamentos de teste de engrenagens plásticas no Friction and Motion Competence Center em Darmstadt (Alemanha), com o objetivo de estimular novos desenvolvimentos, atuando em estreita colaboração com os clientes em aplicações específicas.

 

Menos atrito, menor consumo de energia, custos mais baixos

Estudos comprovam que se perde até 20% da energia de um automóvel para o atrito “debaixo do capô do motor”. É por isso que as engrenagens instaladas em motores e transmissões desempenham uma função particularmente importante. Elas têm de funcionar com alta precisão enquanto resistem a grandes desvios de tolerância causados por fatores externos como umidade, lubrificação e variação de temperatura.

 

Uma vez que as engrenagens plásticas de alta tecnologia estão associadas a menores perdas por atrito que as engrenagens metálicas convencionais, elas podem reduzir não só o consumo de combustível e de energia, mas também o custo envolvido no intensivo retrabalho do metal. Além disso, as engrenagens plásticas oferecem o benefício adicional de serem muito mais silenciosas.

 

A Evonik oferece uma grande variedade de compostos para moldagem, já usados há anos em engrenagens de alto desempenho, incluindo a linha de PEEK, VESTAKEEP, reforçados e não reforçados, especificamente aditivados para atender aos diferentes requisitos dos clientes. Além de outros produtos, como: a poliimida P84 NT, a poliamida 12 VESTAMID e a poliftalamida VESTAMID HTplus.

 

Nova bancada de teste para engrenagens plásticas

A nova bancada de teste para engrenagens recém instalada no Friction and Motion Competence Center, em Darmstadt, pode ser operada a temperaturas variando de -20°C a 260°C, dependendo da lubrificação, ou em operação a seco (dry-run).

“Os resultados nos trazem importantes características de engrenagens, como resistência do pé do dente ou do flanco do dente, além de dados sobre abrasão. É possível até mesmo estabelecer diferentes condições de processo e simular condições de lubrificação”, afirmam David Schmitz e Volker Strohm a respeito das novas opções para o desenvolvimento de compostos customizados para aplicações futuras. Os dois atuam no desenvolvimento de aplicações na linha de negócios High Performance Polymers da Evonik e vão falar sobre suas primeiras experiências com a palestra sobre “Redução de Atrito e Abrasão com Polímeros de Alta Performance” no FAKUMA Forum, em 18 de outubro às 9h40.

 

Para saber mais sobre os polímeros de alta performance da Evonik, visite-nos na 26ª FAKUMA, no estande 4117, corredor A4, de 16-20 de outubro em Friedrichshafen, Alemanha. Os visitantes poderão assistir a demonstrações ao vivo de como encontrar os materiais adequados para suas aplicações na nova ferramenta Evonik Plastics Database.