Em 2021, foi realizada a primeira edição do Painel Grafeno: tecnologias e aplicações, através da organização da FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR – Feira e Congresso Int. de Composites, Poliuretano, Plásticos de Engenharia & Compostos Termoplásticos. Confira os temas abordados (nos próximos informes, serão lembrados os temas do evento de 2022):
Produção e caracterização de grafeno obtido a partir da grafita natural
A Dra. Adelina Pinheiro Santos, da MGgrafeno, mostrou os principais processos de produção de grafeno, em especial pela técnica de esfoliação em fase líquida do grafite, e o cenário de produção no Brasil no âmbito do projeto MGgrafeno (parceria entre UFMG, CDTN e CODEMGE): principais desafios, produtos gerados, processo de certificação da qualidade dos materiais e aplicações.
Transformando o Grafeno em realidade: Como atravessar o ‘vale da morte’ com novos materiais, gerando aplicações de mercado
Na sequência, Alexandre de Toledo Corrêa, diretor geral da Gerdau Graphene, explicou que o grafeno, como qualquer novo material, tem como seu desafio de mercado transformar pesquisas e protótipos em produtos comerciais, permitindo que o grafeno ganhe escala e uso pelo público em geral. A Gerdau Graphene contou como está liderando esta transformação na região, e o potencial de consumo e aplicações de mercado que vislumbra para o grafeno.
Grafeno e Composites: juntos e mais resistentes
Terrance Barkan, diretor executivo do The Graphene Council, mostrou como os materiais grafenos estão fazendo com que os composites fiquem ainda mais resistentes, com melhor desempenho e mais leves. O grafeno vem provando que oferece melhorias significativas para aplicações tanto em composites termofixos como em composites termoplásticos. Essa apresentação forneceu uma visão geral dos diferentes tipos de materiais grafenos em uso e também exemplos de aplicações desenvolvidas pelo The Graphene Council, o maior órgão no mundo em termos de grafeno.
O aditivo do futuro já é realidade
Wanderley da Costa, doutor em adesivos (USP), e Samar Carvalho, engenheira de materiais e COO da Polystell, mostraram a utilização do grafeno e suas aplicações em produtos estratégicos no segmento de materiais compósitos, tintas e plásticos. A inovação nos processos de aditivação apresenta uma proposta diferenciada e de elevada performance para as linhas de produtos.
Mais detalhes técnicos dessas palestras e os vídeos dessas apresentações podem ser acessados em https://feiplar.com/Virtual/auditorio-virtual/ (clique em 2021 – 2º semestre – Painel Grafeno)