A BASF está expandindo o seu portfólio de poliftalamida (PPA) de Ultramid Advanced com grades reforçados com fibra de carbono com incorporações de 20, 30 e 40%. Entre os benefícios, os novos materiais garantem peças extremamente leves, podem substituir com segurança o alumínio e o magnésio sem perda de rigidez e resistência e são eletricamente condutivos.

Os novos grades combinam estas propriedades com as vantagens do Ultramid Advanced N (PA9T), o que os torna únicos entre as PPAs reforçadas com fibra de carbono já disponíveis no mercado: possuem alta estabilidade dimensional devido à baixa absorção de água, excelente resistência química e hidrólise, elevada resistência e módulo de tração e flexão. As novas classes reforçadas com fibra de carbono podem ser utilizadas para a fabricação de peças estruturais automotivas, como carroceria, chassi e motor, para bombas, ventiladores, engrenagens e compressores em aplicações industriais, bem como para componentes estáveis e ultra leves em eletrônicos de consumo. Com esta oferta, a BASF complementa o seu portfólio de PPA de mais de 50 grades já disponíveis no mercado.

O desempenho mecânico dos novos grades de PPA reforçados com fibra de carbono pode ser ajustado pela escolha e o conteúdo da fibra de carbono, bem como pela tecnológica de aditivo. O Ultramid Advanced N3HC8 com incorporação de 40% de fibra de carbono mostra uma melhor resistência e módulos em 80°C (condicionado) do que o magnésio ou alumínio. “Nossos novos compostos de PPA com fibras de carbono são a substituição ideal do metal”, diz Michael Pilarski da gestão de negócios PPA na BASF. “E isto não só do ponto de vista das propriedades do material. Ultimamente, temos visto problemas de segurança nos produtores de magnésio em diferentes países, o que torna o fornecimento bastante imprevisível. A produção de peças a partir de magnésio ou alumínio também requer pós-processamento e ferramentas adicionais, o que aumenta os custos do sistema. Dadas as oportunidades de redução de peso de 25 a 30% com os novos grades de PPA, podemos oferecer uma alternativa segura, econômica e de alto desempenho para peças tradicionalmente fabricadas a partir de metal”, considera.

Combinando esses novos materiais com o software de simulação Ultrasim da BASF para modelar corretamente o comportamento da peça e otimizar a geometria do molde, as classes CF do Ultramid Advanced podem, assim, contribuir para a integração funcional e a redução de peso em diferentes indústrias: a gama de carros com direção eletrônica ou mecanismos de célula de combustível pode ser aumentada pela redução do peso estrutural ou de peças do powertrain; estruturas leves e finas de precisão em produtos eletrônicos de consumo se beneficiam da alta rigidez e resistência, da excelente estabilidade dimensional, bem como do peso extremamente baixo e da boa capacidade de processamento dos novos materiais de PPA; equipamentos industriais pesados, altamente carregados e de longa duração, como bombas e compressores podem ser facilmente produzidos devido à boa estabilidade dimensional, assim como devido à alta resistência química, resistência ao calor ou abrasão e resistência dos novos grades com fibra de carbono.

Os compostos de PPA reforçados com fibra de carbono também mostram um menor peso e maior módulo de elasticidade do que poliamidas (PA) reforçadas com fibra de vidro com reforços semelhantes. Os grades de PPA reforçados com 20% em massa de fibras de carbono são cerca de 20% em massa mais leves que a PA6 ou a PA66 incorporadas com 50% de fibras de vidro. A resistência à tração de um composto Ultramid Advanced reforçado com 20% de fibra de carbono é melhor ou equivalente a uma poliamida incorporada com 50% de fibra de vidro, mostrando uma melhor capacidade de processamento. O Ultramid Advanced N3HC8, por exemplo, é muito estável após o envelhecimento a altas temperaturas: ele mantém quase 100% de seu módulo de tração após o envelhecimento térmico a 120°C por 5.000h ou a 150°C por 3.000 horas.

Sobre o Ultramid Advanced

O portfólio de poliftalamida da BASF baseia-se nos quatro polímeros Ultramid: Advanced N (PA9T), Ultramid Advanced T1000 (PA6T/6I), Ultramid Advanced T2000 (PA6T/66) e o Ultramid T KR (PA6T/6). Eles abrem a porta para a próxima geração de componentes plásticos leves e de alto desempenho em muitos setores, incluindo a indústria automotiva, dispositivos elétricos e eletrônicos, engenharia mecânica e bens de consumo. O portfólio da PPA está disponível globalmente e é complementado pela ferramenta de simulação Ultrasim® da BASF e pela ampla experiência no desenvolvimento de aplicações. Inclui mais de 50 tipos de compostos para moldagem por injeção e extrusão e produtos com ou sem retardantes à chamas. Os compostos estão disponíveis em cores diferentes, de incolor a preto com marcação a laser, com vidro fino, vidro grosso ou reforço de fibra de carbono, e com vários estabilizadores de calor.

Para mais informações, acesse o site: www.ultramid-advanced-n.basf.com e www.ppa.basf.com.