Mais de meio milhão de veículos já foram produzidos em Catalão

Uma história de superação, garra e muitas conquistas. No ano que completa 27 anos de operação no Brasil, a Mitsubishi Motors comemora os 20 anos da inauguração de sua fábrica no interior de Goiás, de onde são produzidos os veículos com o verdadeiro DNA 4×4.  “A construção da fábrica foi uma conquista e tanto para a época e que marcou muito a história da nossa empresa. Com ela, superamos vários desafios e estamos preparados para o futuro”, afirma Robert Rittscher, diretor de operações da Mitsubishi Motors do Brasil.

Planta passou por diversos planos de investimentos

Localizada em Catalão, a quinta maior economia do Estado de Goiás, a fábrica da Mitsubishi Motors já produziu mais de meio milhão de veículos em solo nacional e tem hoje uma área construída de 247.000 m², 17 vezes maior que os 14.000 m² que tinha em 1998, quando a primeira picape L200 foi produzida. “A cidade de Catalão e o Estado de Goiás nos acolheram e essa parceria foi um grande sucesso. Chegamos, muito bem recebidos aliás, em um município de 50 mil habitantes – que hoje já beira os 100 mil. Aquecemos a economia da região e propiciamos empregos, renda e carreiras para profissionais que realmente fazem a diferença”, descreve Robert.

Todos os veículos produzidos passam pela pista de testes

A fábrica possui uma infraestrutura completa para a produção: solda (chassi e carroceria), tratamento anticorrosivo, pintura tri-coat, fábrica de motores, linha de montagem, inspeção final e envio. “Fazemos a inspeção e testes reais de rodagem em 100% dos veículos que são fabricados, o que garante a fidelidade dos produtos à qualidade requerida”, explica Fernando Matarazzo, diretor industrial. A planta possui alto nível de versatilidade e é capaz de montar até 30 diferentes versões de veículos simultaneamente. Isso se deve ao treinamento constante dos colaboradores, que são capazes de executar diversas operações em diferentes etapas fabris.

Fachada na época da inauguração

“Tenho o privilégio de ser um dos pioneiros da empresa em Catalão. É muito gratificante poder acompanhar todo o crescimento. Ela representa para mim uma grande parceira que sempre posso contar, pois me deu oportunidades e incentivos para adquirir e ampliar conhecimentos profissionais e também pessoais. Tive a honra de receber, em 2014, das próprias mãos do diretor de operações, uma placa pelos 15 anos de história 4×4”, empolga-se o colaborador Claudiovan Aleixo, multifuncional da linha ASX/Lancer, que comemora 20 anos de carreira na empresa.

Fábrica de motores foi inaugurada em 2014

20 anos de história
Durante os anos, a fábrica passou por dois grandes planos de investimentos, que foram responsáveis pela ampliação da capacidade produtiva e na produção de novos produtos. Em 2000, deu-se início ao Projeto Anhanguera I com investimento de 100 milhões de dólares, dividido em três fases, com o objetivo principal de lançar novos modelos, verticalizar os processos de produção e implantar o sistema de pintura, já na primeira fase.

Hoje são 247.000 m² de área construída

Na Fase 2, que começou em 2004, foram construídos os edifícios de Moldagem de Plásticos, P&A, prédio para veículos especiais, além da ampliação do prédio de produção. Tudo isso possibilitou a fabricação de mais um modelo, o Pajero Sport. Já na Fase 3, que começou em 2007, foi ampliada a área de solda de carrocerias e do armazém de materiais e começou a produção do quinto produto, a L200 Triton. Neste mesmo ano, a fábrica da Mitsubishi Motors comemorou outro grande feito: 100.000 veículos produzidos em Catalão (GO).

Inspeção rigorosa em todos os veículos produzidos

No início de 2008, um importante marco: o lançamento do Pajero TR4 Flex, o primeiro veículo bicombustível da Mitsubishi Motors no mundo. Na sequência vieram outras duas conquistas inéditas para a marca: o Pajero Sport Flex (primeiro motor V6 Flex do mercado) e a L200 Triton Flex (primeira picape cabine dupla 4×4 Flex). Com este mesmo motor, a picape tornou-se o primeiro veículo bicombustível a vencer uma prova internacional, o Rally dos Sertões, em 2010. No final da Fase 3, a área construída chegou a quase 100.000 m2. Como a Mitsubishi Motors não para e está sempre de olho no futuro, em 2010 iniciou-se o mais ambicioso plano até então. O Anhanguera II nascia com o objetivo de produzir quatro novos produtos e mais do que dobrar a planta da fábrica com um investimento de R$ 1,1 bilhões.

Início da construção da fábrica

Já em 2011, o Pajero Dakar foi o sexto produto a ser produzido na fábrica de Catalão. Em 2013, outro importante feito: a inauguração da fábrica de motores, a primeira fora do Japão – e que já produziu mais de 60.000 motores. Em 2013, começou a produção do ASX, o veículo mais tecnológico produzido na planta até então e, em 2014, foi a vez do Lancer Sedan entrar em produção no Brasil. Em 2015, foi inaugurada a nova planta de pintura: um gigantesco prédio com três andares que se tornou uma das mais modernas e versáteis do Brasil, capaz de pintar até 10 cores em um único dia. Hoje, a fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão conta com uma área construída de 247.000 m², em um terreno de 1.210.000 m². São mais de 2.000 empregos diretos e 500 indiretos. “Cada trabalhador que pisou nessa planta e se dedicou emprestando sua força de trabalho, conhecimento e habilidade deve comemorar esse marco”, celebra Rittscher.

Primeira linha de produção da L200

Hoje, a fábrica tem 93% da mão de obra proveniente da cidade de Catalão, movimentando o município e gerando empregos. Por ano, são injetados R$ 130 milhões em salários na cidade e a Mitsubishi é a maior arrecadadora de ICMS do município, gerando empregos e renda no coração do Brasil. “Vi quando a fábrica nasceu, a empolgação para tudo dar certo, as contratações, e acima de tudo, muitas alegrias. Amo o que faço e visto minha camisa 4×4”, explica Maria Aparecida de Jesus, que está há 20 anos na empresa.

Evolução da fábrica
1998-1999 – 14.000 m²
2000-2003 – 40.000 m²
2004-2006 – 65.000 m²
2007-2009 – 93.500 m²
2010-2018 – 247.000 m²