https://i2.wp.com/files.pressmanager.net/clientes/f591cb1374235040e59269c4b2af7888/imagens/2021/05/19/7a6e2ce2c17c272f00d9dda92e4c24e5.jpg?resize=640%2C479&ssl=1

Sistema construtivo a seco é eficiente, econômico e sustentável

A Brosz Casa Contemporânea executa diversos projetos e obras em Light Steel Frame (LSF). Isso porque o sistema construtivo une os pontos mais relevantes dentro de um canteiro de obra: sustentabilidade por se tratar de uma construção a seco economizando assim grandes quantidades de água, e de outros insumos naturais, e também pela pouca quantidade de resíduos que gera durante o período da obra.

Além disso, na comparação com outros sistemas construtivos, por exemplo, os orçamentos de alvenaria não facilita se ter um bom nível de assertividade orçamentária, por isso acabam apresentando de 10 a 15% de variação no resultado final. Já o LSF é assertivo e pré-determinado porque quando se converte o projeto em LSF o sistema já informa todas as peças necessárias de forma precisa e real para a execução do projeto. “Assim, o orçamento é mais próximo da realidade sem gerar surpresas para o cliente, que é quem arca com os custos”, afirma André Fernandez sócio da Brosz.

Em termos de velocidade de operação, as obras de alvenaria demoram o dobro do tempo porque cada fase envolve materiais e instalações distintas. Do ponto de vista de mão de obra, ao compararmos pedreiros com montadores de Steel Frame, ganha-se em qualidade executiva porque são profissionais especializados.

Uma residência montada em LSF tem uma previsão de apresentar uma necessidade de manutenção devido a ação do tempo em média de 20 a 30 anos. Enquanto isso, a construção de alvenaria, ao finalizar o projeto geralmente logo depois surge uma fissura devido a uma acomodação da estrutura no solo, além patologias relacionadas a umidade. “Os projetos de LSF têm uma estrutura de fechamento com materiais de alta tecnologia como os insumos elastoméricos, evitando por exemplo trincas e fissuras, além da impermeabilização de todo sistema”, afirmou Ricardo Bomfim, sócio da Brosz.

Do ponto de vista de tecnologia, destaca-se também o aço galvanizado “engenheirado” ou seja, peças confeccionadas sob medida e pré furadas, evitando assim erros humanos.   qualidades e segurança é o que se destaca em todos os intens que compõem esta tecnologia construtiva. Por fim, vale destacar o isolamento termoacústico incomparável porque o sistema proporciona um ambiente de temperatura equilibrada, resultando em eficiência energética na climatização por aparelhos de ar condicionado. Quando se fala no isolamento acústico o sistema de fechamento que a Brosz utiliza é o melhor do mercado “Não existe um quesito da alvenaria que seja melhor que o LSF”, aponta Bomfim.