A experiência de realizar pela primeira vez a logística reversa em Mato Grosso do Sul colocou a ampliação desta ação de sustentabilidade nos planos da Krona Tubos e Conexões para o próximo ano, como um projeto nacional. Com a logística reversa, embalagens de produtos adquiridos pelo consumidor ganham nova utilidade e valor pelo trabalho de outras pessoas. A iniciativa ajuda a movimentar a economia e evita que estes resíduos sejam destruídos de maneira prejudicial ao meio ambiente.   

A participação da Krona no programa respondeu a uma demanda do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, destinada a cerca de 9 mil empresas que colocam seus produtos no mercado e geram embalagens que podem ter como destino o resíduo sólido urbano. A meta definida para o estado é que sejam recolhidos 22% das embalagens, em volume referente a 2019. 

Para atender a logística reversa de Mato Grosso do Sul, a Krona providenciou a aquisição de Certificados de Reciclagem (CRE), junto à Eureciclo, certificadora do sistema para compensação da massa de embalagens. O processo será realizado anualmente. A Eureciclo também será responsável pelo projeto nacional da Krona, previsto para 2022. 

Estima-se que sete bilhões de pessoas produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos. A média é de 1,2 kg por dia per capita. O papel da certificadora é conectar empresas, consumidores, governo e agentes ambientais com o objetivo de desenvolver a cadeia de reciclagem através da tecnologia. Para isso, utiliza um modelo de compensação ambiental como solução para a logística reversa. 

Desta forma, é garantida a destinação correta de uma massa e tipo de material equivalente ao comercializado pelas empresas que contam com embalagens pós-consumo para colocar seus produtos no mercado. A compra dos certificados de reciclagem possibilita uma renda adicional ao trabalho dos operadores privados e cooperativas que recolhem essas embalagens das ruas.

“A logística reversa se soma a uma série de ações sustentáveis da Krona, que assim aperfeiçoa sua atividade industrial com ações que ultrapassam a chegada de um produto de excelência ao consumidor. Com esta iniciativa estamos fazendo bem ao nosso planeta, à qualidade de vida das pessoas e, ao mesmo tempo, agregamos mais valor à marca”, explicou Valdicir Kortmann, diretor Comercial e Marketing da Krona.