Itapoá Saneamento Esgotamento Sanitário

A Prefeitura Municipal de Itapoá (SC) recebeu, em janeiro de 2023, a Licença Ambiental de Instalação (LAI), concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), autorizando a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade.

Para a primeira fase a Itapoá Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento e consórcio EBS investirá R$ 60 milhões na construção do primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário, composto por 64.145 m de redes coletoras, 6 estações elevatórias de esgoto; mais de 11.000 m de linhas de recalque e uma estação de tratamento de esgotos domésticos para o Sistema Centro – ETE 1. A ETE 1 é projetada para atender uma população total de até 65.617 habitantes e terá capacidade para atendimento de uma vazão média de final de plano de 108,21 L/s.

Sendo implantada em 2 etapas. A LAI, autoriza a construção da primeira etapa do Sistema Centro – ETE 1, atendendo uma população de 31.996 habitantes.

A obra da Itapoá Saneamento será fundamental para o crescimento, valorização imobiliária e qualidade de vida da população e dos veranistas. A nova estação ficará situada no mesmo terreno da Estação de Tratamento de Água (ETA), no Jardim da Barra. “Obras de saneamento trazem saúde e dignidade à população e a recuperação dos rios e córregos da região. Já levamos água potável até as residências e comércios e, agora, também teremos o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A cidade vai ter melhor balneabilidade, os moradores mais saúde e qualidade de vida”, explica o diretor geral da Itapoá Saneamento, Wagner Souza.