Solsys, soluções em solubilização – Do mesmo modo, oferecer a solução ideal para as necessidades dos clientes tem sido a atividade principal da área de solventes oxigenados, com seu amplo portfólio de produtos, dos quais se destaca a linha de Sistemas Solventes Solsys para adesivos de calçados e couro. Entre os benefícios oferecidos pelo Solsys estão, por exemplo, maior poder de solubilização das resinas utilizadas nos adesivos e correta taxa de evaporação do sistema solvente, contribuindo assim, para aumento da produtividade – um fator essencial para a melhoria da competitividade do setor.

Dadas a estas características e propriedades especiais, as equipes de solventes têm ampliado sua participação no mercado calçadista. “Estamos reforçando nosso posicionamento como especialistas em soluções de solubilidade, com um portfólio que atende cada necessidade identificada de nossos clientes”, afirma Walter Gallego, Diretor Comercial Solventes Brasil da empresa.

Para oferecer esse atendimento customizado, a empresa conta uma equipe altamente qualificada de especialistas técnicos e comerciais, laboratório avançado de Pesquisa & Desenvolvimento, além da exclusiva e reconhecida plataforma NG Solsys, que permite identificar com agilidade e precisão os melhores sistemas solventes para as resinas utilizadas nos adesivos.

Sílicas para calçados – Também na área de sílicas precipitadas para borracha empregada em calçados, o foco das atividades da Rhodia é o desenvolvimento de soluções que permitam aumento de produtividade dos clientes, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade final de seus produtos. “Produtividade e competitividade são as palavras-chave do setor e elas estão incorporadas ao nosso modo de trabalhar”, afirma Paulo Garbelotto, Gerente Comercial e de Marketing na América Latina da unidade global de negócios Sílica. Já reconhecida fornecedora do setor com a marca Zeosil, essa área da empresa tem operado no mercado brasileiro para a introdução de novos produtos, tais como a sílica Efficium, que oferece melhor dispersão e compatibilidade com a borracha, permitindo menor consumo de energia elétrica do misturador e menor tempo do uso do maquinário.

Ao mesmo tempo, para reforçar sua participação no mercado de sílicas, incluindo o de borrachas para calçados, a empresa deu início à produção brasileira de sílica de alta dispersabilidade (HDS, na sigla em inglês), em sua planta industrial em Paulínia -SP. “Nós valorizamos o mercado brasileiro e os nossos clientes”, diz Paulo Garbelotto.