Startups, empresas e pesquisadores podem concorrer ao Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia

São Paulo, 22/08/2017 – A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) está com as inscrições abertas para a 16ª edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia. A premiação é destinada a três categorias: Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups), Empresa e Pesquisador.

A iniciativa tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo o mérito de projetos que demonstrem a inventividade e a criatividade de startups, empresas e pesquisadores.

Na categoria Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup), podem ser inscritos projetos nacionais desenvolvidos por companhias em estruturação empresarial, sem posição definida no mercado, inseridas ou não em incubadoras, que busquem oportunidades em nichos de mercado com produtos ou serviços inovadores e de alto valor agregado. Na categoria Empresa, podem participar as organizações que tenham desenvolvido no Brasil projetos e cases de inovação tecnológica na área química que levem à modernização e ao aumento da competitividade do parque industrial brasileiro. Poderão concorrer trabalhos de melhorias de processos, produtos e serviços já existentes no mercado, assim como aqueles que envolvam o desenvolvimento de processos, produtos, aplicações e serviços pioneiros. Na categoria Pesquisador, podem participar os profissionais que tenham desenvolvido projetos na área química com potencial de aplicação industrial.

Cada participante pode cadastrar mais de um trabalho, desde que indique a categoria a qual pretende concorrer. Os trabalhos serão mantidos em sigilo e qualquer divulgação dos projetos só será feita com autorização da empresa ou pesquisador.

A comissão julgadora é formada por importantes representantes do setor químico do País e as inscrições serão encerradas em 31 de outubro. A premiação será realizada durante o 22º Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ, em 8 de dezembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista.

Os interessados devem se inscrever pelo site da Abiquim no link: http://www.abiquim.org.br/abiquim/premio-kurt-politzer-de-tecnologia/apresentacao.

Em 2016, o Prêmio Kurt Politzer foi concedido na categoria Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup) à Integra Bioprocessos e Análises pelo trabalho “Beauty Yeast: produção de L-Ácido Lático em Leveduras Geneticamente Modificadas”, que visa a produção de um polímero de alto valor agregado utilizando um resíduo como matéria-prima, o Poli-L-Ácido Lático (P-L-L-A), polímero biodegradável utilizado na indústria de cosméticos e de bioplásticos.

Na categoria Empresa, o prêmio foi concedido à Nortec Química, pelo projeto “Inovação na fronteira do conhecimento entre a Nortec Química e o Instituto de Química da UFRJ alavancando a tecnologia de fluxo contínuo na produção de fármacos de alta potência”, que promove o desenvolvimento inovador e pioneiro da síntese da capecitabina por meio da utilização da tecnologia de fluxo contínuo, visando maximizar a produtividade do processo gerando um impacto direto nos custos operacionais e um impacto ambiental positivo.

Já na categoria Pesquisador, o prêmio foi concedido às doutoras Denise Alves Fungaro, Suzimara Rovani e Luciana Cavalcanti de Azevedo, do Centro de Química e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, pelo trabalho “Produção de Sílica Gel e Nanosílica de Alta Pureza a partir de cinzas da biomassa de cana-de-açúcar, com alto potencial de comercialização”.  O trabalho visa a obtenção de material de alto valor agregado derivado das cinzas da biomassa de cana-de-açúcar, visando a criação de um novo nicho econômico para subprodutos da indústria sucroalcooleira-energética brasileira.

Antes conhecido como Prêmio Abiquim de Tecnologia, em 2011 recebeu o nome de Kurt Politzer, em homenagem ao pesquisador e professor que trabalhou intensamente em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no setor químico. Politzer colaborou por quase três décadas na Abiquim, sendo membro do Conselho Diretor e coordenador da Comissão de Tecnologia da entidade, além de um dos responsáveis pela criação do Prêmio.