País obteve lucro de mais de 16 bilhões com indústria de cuidados com animais de estimação em 2014, tornando-se o segundo colocado mundial em faturamento com o mercado PET. Índice só é menor do que o registrado nos Estados Unidos. Em 2015 a intenção é crescer mais dois dígitos
Setor que tende a crescer cada vez mais, o mercado da indústria alimentícia pet, já demonstrou que o faturamento de 2015 pretende alcançar crescimento na margem de dois dígitos, o que representa sucesso do setor em época de crise. Para Julianelli, diretor geral da feira VET Expo que acontece de segunda (31) a quarta-feira (2 de setembro), no Anhembi em São Paulo, o crescimento é consequência do lugar que o animal de estimação tem ocupado nas famílias. “Considerado integrante do lar, os animais domésticos ganham status e possuem cada vez mais atenção dos donos, ganhando alimentação de primeira qualidade, acessórios que vão de simples laços até joias, além de remédios e exames clínicos jamais imaginado. Hoje existe no mercado famílias que fazem tratamento com células tronco em seus animais, é realmente um universo a parte”.
O Brasil faturou, em 2014, aproximadamente 16,6 bilhões de reais com o mercado Pet, segundo estimativa da COMAC – Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal. O valor inclui os lucros obtidos por diferentes segmentos, como os de Pet Food (alimentos), Pet Vet (produtos veterinários), Pet Serv (serviços e cuidados com os animais) e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza).
O segmento PET Food é um dos destaques do setor em 2015 e o que está alavancando as vendas do mercado. Atualmente 80% dos fabricantes de alimentos para animais estão lançando rações integrais, com grãos e até mesmo feita a partir do frango orgânico Korin, que não leva anabolizantes para seu desenvolvimento, a ideia da saudabilidade e dos alimentos integrais começam a fazer parte das famílias que consideram os animais de estimação como mais um integrante.
O faturamento registrado em 2014 consolidou o país como o segundo colocado no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Ainda de acordo com levantamento, o Brasil também detém destaque mundial quando o assunto é a população de animais de estimação. Ao todo, eram cerca de 106 bilhões ate o fim do ano passado, com destaque para o numero de cães e gatos que, somados, reuniam 58,4 milhões de espécimes.
O segmento mais forte da indústria Pet segue sendo o de Pet Food, indicado como responsável por mais da metade de todo o faturamento. Só em 2014, estima-se que mais de 2,3 milhões de toneladas de alimentos tenham sido produzidas. Deste total, a vasta maioria destinada à nutrição de cães, principalmente com as rações secas, mas também incluindo os insumo úmidos, semi-úmidos e os snacks.
Um dos principais expoente deste mercado é a Vet Expo – Feira Internacional de Produtos para Veterinários e Petshops, que está em sua segunda edição e é realizada de 31 de agosto e 2 de setembro, no Centro de Exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo.
A feira acontece simultaneamente ao já tradicional Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Conpavepa). Enquanto a feira é realizada nos pavilhões, o congresso, assim como no ano passado, será conduzido nos auditórios do Palácio de Convenções e também em salas especiais do Hotel Holliday Inn Parque Anhembi, localizado no mesmo complexo.
Serviço
CONPAVEPA & VET EXPO
Data: de 31 de Agosto a 02 de Setembro de 2015
Horário da VET EXPO: das 11h00 às 20h00
Horário do CONPAVEPA: das 13:00 às 19:00
Horário Seminários: das 8:00 às 12:00
Local: Anhembi Turismo e Eventos – Av, Olavo Fontoura, 1209
Hotel Holiday Inn Parque Anhembi – Rua Professor Milton Rodriguez, 100