Em Uberlândia, município mais populoso do Triângulo Mineiro, entra em operação, em regime de soft opening, o Gran Executive Hotel, padrão superior e primeiro na região a receber a certificação internacional AQUA-HQE – um dos principais selos internacionais em construções sustentáveis, concedido pela Fundação Vanzolini. Para conquistar o AQUA-HQE, o projeto foi avaliado e aprovado em 14 requisitos que vão desde a relação do edifício com seu entorno durante o processo construtivo, passando pela gestão eficiente da água e energia, até o conforto acústico para resultar nas boas e melhores práticas de projeto e execução.

Para Clarice Degani, responsável pela gestão da sustentabilidade na concepção e execução do projeto, o edifício de 11 andares, com 160 apartamentos, “a estratégia para o perfil de desempenho ambiental foi privilegiar as boas práticas comprovadamente eficientes no contexto das edificações de hospedagem executiva, tanto em termos de despesas operacionais e de manutenção, quanto de conforto aos hóspedes”.

Sobre o clima quente de Uberlândia, as soluções arquitetônicas e técnicas de sustentabilidade, que atenderam aos critérios e as estratégias para menor consumo de energia, garantia de conforto e uso dos sistemas de condicionamento foram desde a escolha de vidros mais eficientes, telhas de cobertura com isolante térmico e lajes vegetalizadas, bem como a adoção de equipamentos etiquetados nível A do Procel em todas as unidades de hospedagem. As suítes também foram dotadas de ventilação natural, possível até mesmo no verão, uma vez que a cidade é quente, mas com brisas à noite.

SOLUÇÕES DE SUSTENTABILIDADE ADOTADAS:
Conforto térmico-acústico, eficiência energética e uso racional da água:
Iluminação com acesso à luz do dia em 100% das áreas de uso comum tanto de hóspedes e clientes quanto dos funcionários, inclusive nas circulações; implantação de um sistema de vedação robusto entre as suítes para isolamento acústico interno e esquadrias em vidro laminado para proteção frente aos ruídos externos.

Sistema solar de aquecimento da água para banho e lavatório de 100% das suítes permitindo uma economia global de energia elétrica estimada em 24% em relação ao consumo anual de referência.

Válvulas de descarga de duplo fluxo e restritores de vazão nos chuveiros variáveis em função da pressão disponível em cada pavimento. Economia estimada em 30% para o consumo das unidades de hospedagem e economia global de 17%.

Hidrômetros diversos instalados por sistema de distribuição permitindo o monitoramento dos consumos, a detecção de vazamentos e o estabelecimento de planos de ação futuros ao longo da operação e manutenção do hotel.

Sistema de recirculação da água quente e controle das temperaturas ao longo das prumadas com dispositivo de informação disponível na recepção do hotel, viabilizando a interferência na eficiência do sistema de água quente disponível a todas as unidades de hospedagem em tempo real.

As cozinhas contam com ventilação natural telada em toda a sua extensão garantindo tanto a qualidade sanitária dos processos quanto o bem estar dos funcionários no preparo de alimentos.

Gestão de resíduos:
Áreas para entrega de mercadorias e coleta de resíduos com acesso exclusivo e totalmente afastado do fluxo de hóspedes e visitantes, garantindo a tranquilidade dos mesmos.

Armazenamento de resíduos em dois compartimentos com portas voltadas tanto para o interior quanto para o exterior do empreendimento, otimizando a triagem dos recicláveis e viabilizando a retirada pela coleta pública sem nenhuma obstrução das calçadas na rua.

95% dos resíduos gerados pela construção no canteiro de obras foram encaminhados para reciclagem.

Limpeza e estacionamento:
Implantação de sanitário de serviço, roupeiro, estoque e área para estacionamento de carrinho de limpeza para cada um dos 11 pavimentos destinados à hospedagem. Há também o almoxarifado central e ponto de dispensers .

Infraestrutura para a instalação de pontos de abastecimento de veículos elétricos em 10 vagas distribuídas nos dois subsolos, bicicletário e vestiário para os funcionários.