O executivo Sergio Detoie, 42 anos, assumiu a Gerência de Vendas e Marketing na América Latina da Unidade Global de Negócios Composite Materials do Grupo Solvay, que no Brasil também atua com a marca Rhodia.

Sergio Detoie é Engenheiro Químico formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em liderança pela Kellog School Of Management (Estados Unidos) e mestrados em marketing estratégico e administração pela Melbourne Business School (Austrália) e Stern School of Business – NYU (Estados Unidos), respectivamente. Iniciou sua carreira profissional como trainee na Rhône-Poulenc (antigo nome da matriz da Rhodia), em 1996, tendo posteriormente se transferido para a Innovia, ligada à UCB – Union Chimie Belgique – onde trabalhou na implantação de produtos químicos ligados à cura UV e substratos plásticos para os mercados de embalagem, documentos de segurança e cédulas bancárias.

Posteriormente, como consultor, auxiliou a estruturação de novos negócios para organizações multinacionais de grande porte e grupos de investimento em diversos países (Austrália, Estados Unidos e Brasil). Mais recentemente, como sócio executivo e fundador, tornou-se o CEO de duas operações nos setores de bioenergia (www.sunchem.it) e empreendedorismo e inovação (www.empreenda.vc).

A Unidade Global de Negócios Composite Materials foi criada a partir da aquisição da empresa norte-americana Cytec pelo Grupo Solvay no final de 2015. A missão de Sergio Detoie na direção dessa unidade de negócios é reforçar a presença do Grupo Solvay no fornecimento de materiais avançados para a indústria aeroespacial, automotiva e de transportes, de energia e petróleo e gás, entre outros. O amplo portfólio da Composite Materials inclui fibras de carbono, prepegs (termofixos e termoplásticos pré-impregnados), e uma série de produtos e materiais, tais como resinas, filmes, adesivos e embalagens plásticas para ensacamento a vácuo.