A logomarca também foi redesenhada

O Grupo de tecnologia global Freudenberg, que está presente em 60 países e conta com mais de 40 mil colaboradores, anuncia seu novo posicionamento e logomarca. O novo slogan, “FREUDENBERG INNOVATING TOGETHER”, consegue retratar a inspiração e o compromisso do Grupo, que tem como princípio sempre desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis.  Isto somente é possível trabalhando junto com os clientes e parceiros para entender suas demandas e desejos.

Internamente, o Grupo também está se transformando, buscando uma sinergia maior entre os mais de 30 segmentos de negócios em que atua. Desta forma, a modernização da marca fez todo sentindo neste momento, após mais de 30 anos com o mesmo logo.

Para Juan Carlos Borchardt, Representante Regional do Grupo Freudenberg na América do Sul, é um momento de oportunidades. “Uma sinergia mais clara entre as empresas e as marcas pertencentes à Freudenberg amplia consideravelmente as chances de negócios complementares serem realizados. Podemos oferecer uma combinação de serviços com mais de uma empresa do grupo, como, por exemplo, já ocorre em algumas plantas do País, em que temos os selos da EagleBurgmann lubrificados com óleo da Klüber Lubrication”, ressalta.

No Brasil, o grupo atua por meio de sete empresas: Chem-Trend, EagleBurgmann, Freudenberg Filtration Technologies, Freudenberg Perfomance Materials, Freudenberg-NOK, Klüber Lubrication e SurTec e, desde julho de 2012, também está presente pela joint venture TrelleborgVibracoustic. Em alguns casos, os segmentos de atuação se repetem e é nessa sobreposição que estão as maiores oportunidades, atualmente.

“Uma marca sólida permite à Freudenberg estabelecer um posicionamento ainda mais claro para o mercado, ampliar a  motivação e identificação dos nossos colaboradores com nossos Princípios e Valores. Adicionalmente, também nos auxilia a atrair e reter talentos”,  comenta Simone de Sá, Gerente de RH e Comunicação do Grupo Freudenberg na América do Sul.

“No novo posicionamento, a palavra Together, que quer dizer ‘juntos’, significa que a solidez dos 165 anos da marca Freudenberg é um alicerce que agrega valor e fortalece as empresas do grupo”, reforça Borchardt.

 

A arquitetura da nova marca

Sobre as mudanças no logo, a novidade está nas letras, que passam a ser todas maiúsculas, para representar a força da Freudenberg como player global. A curva senoidal permanece como símbolo da competência técnica da Freudenberg, mas foi acrescida de “asas”, que são o recurso gráfico que representam dinamismo, abertura e modernidade, e também simbolizam parceria e união. Ao mesmo tempo, o novo elemento visual do logo pode ser visto como uma ponte, representando maior colaboração entre todos os grupos envolvidos, bem como confiabilidade e solidez.

Um cenário nítido surgiu a partir da análise de clientes: a grande maioria deles não diferencia as Unidades de Negócios nem as marcas de produtos quando compram da Freudenberg. Por isso, as Unidades de Negócios trabalharam para criar sinergia, reestruturar e focar em suas marcas. O resultado: a nova identidade corporativa, incluindo o slogan da empresa, aplica-se a todas as empresas cujos nomes contenham a palavra “Freudenberg”. Apenas empresas com suas próprias marcas consolidadas, como Chem-Trend ou Klüber Lubrication, mantêm sua identidade própria. Porém, mesmo assim, elas apoiam a marca global da Freudenberg adicionando “uma marca do Grupo Freudenberg” para indicar sua afiliação; essa também é a maneira que Freudenberg apoia cada marca independente.