A Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é responsável por executar o PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora) no Estado de São Paulo. Com o objetivo de trazer melhorias de gestão, aumento de competitividade e capacidade exportadora para as empresas, o projeto ajuda empresas a alavancar resultados no mercado global.

De forma gratuita, o projeto desenvolve planos de ação de aperfeiçoamento no mercado brasileiro e internacional para cada organização participante. “A princípio um diagnóstico aponta grandes oportunidades de competitividade no mercado interno e externo. Além disso, ao fazer parte do PEIEX, a empresa pode ter acesso a ações de promoção comercial da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), como viagens para feiras internacionais e rodadas de negócios com compradores estrangeiros”, diz Felipe Bussinger Lopes, Gestor do Projeto no Estado de São Paulo.

No final de maio, a Fundação e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para as ações voltadas à economia regional, assinaram o Termo de Adesão e Cooperação Técnica para ampliar as ações do PEIEX nos sete municípios que compõem a região. O convênio prevalece até 2017, e deve atender mais de 400 empresas. “A perspectiva é aumentar o número de empresas exportadoras nos dois anos do novo ciclo do projeto, para que elas consigam trabalhar no mercado internacional”, explica Felipe Bussinger Lopes.

As empresas interessadas em participar do PEIEX podem obter mais informações através do site: www.peiexsp.com.br