Na manhã desta terça-feira, 25 de agosto, a equipe do Footwear Components by Brasil – uma parceira entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) – realizou a apresentação das ações e estratégias do projeto setorial que visa o aumento da competitividade e promoção internacional dos materiais brasileiros para a indústria coureiro calçadista para o biênio de 2016/2017.

Durante a abertura do evento o Presidente da Assintecal, William Marcelo Nicolau, destacou a importância do comércio internacional para o crescimento das empresas. “É hora de exportar, não como uma forma reativa de recuperar as quedas do mercado interno, mas como uma estratégia de crescimento e competitividade. Se demonstrarmos nossa eficiência no comércio internacional contribuiremos para que todas as indústrias se tornem mais competitivas. Para isso, é preciso romper barreiras – inclusive as nossas – e mostrar ao mundo os diferenciais em design, tecnologia e inovação dos materiais brasileiros”, completou Marcelo.

Ainda no encontro, o Gerente de Mercado da Assintecal, Rafael Berlitz, juntamente com a Gestora de Projetos da Apex-Brasil, Mariana Gomes, expuseram o processo de estruturação do planejamento do projeto. Foram apresentados desde os norteadores estratégicos até as ações que devem integrar o próximo projeto do FC by Brasil.

Mariana Gomes, também salientou a importância da participação das empresas para o desenvolvimento do projeto. “O Footwear Components by Brasil é um projeto muito diversificado, e um grande desafio, por isso a participação de cada um de vocês é cada vez mais imprescindível. Só chegaremos aos resultados em exportação que almejamos se trabalharmos em conjunto. Queremos que, nesses dois anos que seguirão, a presença de cada empresa seja ainda mais efetiva.”

O Footwear Components by Brasil – Os fabricantes brasileiros que integram o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 170 empresas do projeto Footwear Components by Brasil – realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil – que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro-calçadista, que estejam estruturadas ou se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de maturidade exportadora, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência e capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/