Modelo monoplano está com maior capacidade de carga e competirá com motor tractor

A partir da próxima quinta-feira, 29, estudantes de engenharia de todo o Brasil e do exterior competirão com seus aviões na 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José Dos Campos/SP. A equipe do Centro Universitário FEI construiu um novo modelo de avião monoplano com maior capacidade de carga que o da edição anterior. Na última competição, a FEI ocupou a quarta colocação das 95 equipes que disputavam o título.

Com 16 membros na equipe, os alunos trabalharam com uma nova metodologia de construção que aumentou a qualidade do Monoplano de asa alta construído, e com isso, obtiveram melhores resultados nos testes de voo. “A equipe aprimorou todos os métodos construtivos, com o objetivo de manter a aeronave construída com o mesmo padrão de peso, CG e dimensionais”, conta o capitão da equipe FEI regular, Tiago Santos, estudante do quarto ano de Engenharia Mecânica.

Ainda segundo Santos, a equipe buscou construir um avião confiável, porém com maior capacidade de carga em aço, cerca de 13kg. “Trabalhamos com materiais da melhor qualidade, tanto comerciais, quanto confeccionados pela própria equipe”, explica. Além disso, o novo monoplano competirá com o motor tractor e pode atingir a velocidade máxima de 17m/s em voo nivelado.

O Projeto AeroDesign é voltado ao desenvolvimento do estudante de engenharia no ramo aeronáutico. Por meio de aeronaves rádio-controladas que são projetadas e construídas na FEI, os alunos que participam do projeto adquirem conhecimentos que vão além do que é ensinado em sala de aula. “Vemos este projeto como algo que nos incentiva a desenvolver diversas competências, como o trabalho em equipe, o trabalho com prazos, a solução de problemas inesperados, entre outros. Tudo isso contribui para a nossa formação profissional”, conclui Tiago.

Programação

17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 29 – das 8h30 às 17h solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 30, 31 e 1º – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.