A Pultrusão do Brasil desenvolveu uma torre de mineração com perfil pultrudado – plástico estrutural – para a Magnesita, para substituir uma torre de aço, comprometida devido ao processo de corrosão. Essa é a primeira torre de mineração construída com perfil pultrudado no Brasil. Ela entrou em operação recentemente na unidade de extração e beneficiamento da mineradora em Santaluz, na Bahia.

A equipe de Engenharia da Pultrusão do Brasil fez o estudo de soluções, projetos e cálculo estrutural. A torre de mineração tem 3,40 m de largura e 18 m de altura, distribuídos em cinco pavimentos. Foram utilizados 7.500 kg de perfis pultrudados. O perfil pultrudado é um material composto de fibra de vidro e resina, sendo imune à corrosão, resistente a produtos químicos, impermeável; resistente a altas temperaturas e isolante elétrico.  Entre as principais vantagens de uso está a longa durabilidade e a baixa manutenção, resultando em excelente custo/benefício para ambientes de alta agressividade química.

A estrutura da torre de mineração foi pré-fabricada e montada na fábrica da Pultrusão do Brasil em Passo de Torres, SC, sendo depois desmontada e as peças etiquetadas para facilitar a remontagem. Esse sistema e a pré-fabricação dos meios de acesso aos equipamentos, como escadas e passarelas com grades de piso e guarda-corpos pultrudados, facilitou os trabalhos de montagem na planta da mineradora. A montagem levou apenas cerca de 20 dias e foi feita por empresa especializada em montagens industriais para o setor de mineração, com a supervisão da equipe técnica da Pultrusão do Brasil.

A Pultrusão do Brasil tem 20 anos de experiência na produção de perfis pultrudados e fabricação de estruturas. Sua linha de mais de 100 perfis com geometrias variadas, permite diversas aplicabilidades na engenharia civil.