A nova parceria estratégica tem como principal objetivo disseminar a tecnologia Voralast, que traz diferencial competitivo para os fabricantes

Com foco no mercado brasileiro de calçados, a Dow, em parceria com a Agile – empresa do grupo italiano Pozzi e também especializada em sistemas de poliuretanos – anuncia acordo estratégico comercial e de desenvolvimento de tecnologias para trazer novidades e vantagens competitivas ao setor. Com foco em sistemas de poliuretanos no Brasil, ambas as empresas já vêm trabalhando nesta parceria desde o início de agosto de 2015, ao avaliar as possibilidades e realizar diversos testes em laboratório para aprimorar suas tecnologias e oferecer inovações – encontrando oportunidade para unir a expertise da Dow e o amplo conhecimento do mercado calçadista da Agile.

“Atuando há um ano no Brasil, a Agile possui profissionais com mais de 20 anos de expertise no setor de calçados na América Latina. Por isso, conseguimos ir além da comercialização de produtos, atendendo às diversas demandas por meio de assistência técnica, desenvolvimento e troca de experiências com nossos clientes e fornecendo soluções completas – abrindo também espaço para outras tecnologias desenvolvidas fora do Brasil”, completa Edgard Mingoni – diretor da Agile.

Especialmente desenvolvida para a fabricação de solados de poliuretano (PU) mais leves, resistentes e confortáveis, a linha Voralast da Dow – que será o foco da parceria entre as empresas – consegue atender a diversos fabricantes e segmentos, pois possui quatro formulações diferenciadas. Isso aumenta a possibilidade de aplicações, além de mais sustentabilidade em relação aos outros materiais comumente utilizados pelo mercado. As tecnologias permitem aplicações em solados, entressolas, palmilhas e revestimentos em diversos tipos de sapatos casuais e em equipamentos de segurança (EPI).

“O setor brasileiro de calçados, assim como outros segmentos da economia, enfrenta a tarefa de criar oportunidades de negócios em meio aos desafios do mercado mais competitivo. Para isso, a saída tem sido priorizar investimentos em inovação e se aliar estrategicamente a grandes nomes do mercado. Foi justamente pensando nisso que a Dow e a Agile se unem para oferecer elementos de diferenciação como alternativas à indústria por meio da linha Voralast”, explica Marcus Kerekes – Gerente de Marketing da área de Consumo e Conforto de Poliuretanos da Dow para América Latina.

Antes, a sola mais pesada era sinônimo de qualidade para os consumidores, mas esse fator tem mudado nos últimos anos. Em parte, pelo aumento das vendas de calçados esportivos, no qual o atributo de leveza está diretamente relacionado à performance, e essa percepção tem se estendido para outros produtos. “Podemos destacar o Voralast Ultralight – um avanço em relação à geração atual de poliuretano, devido ao seu melhor rendimento por suas propriedades mecânicas, é uma ótima alternativa ao EVA”, reforça Kerekes.

 

Sistemas de poliuretano – Linha Voralast 

Voralast R – a tecnologia é um sistema híbrido que combina sustentabilidade e alto desempenho, com menor utilização de materiais e redução no consumo de energia e emissão de gases no processo produtivo.

Voralast GT – esta solução se adapta às mais rigorosas condições de uso, trazendo mais performance, segurança e conforto, por isso é indicada principalmente para os segmentos de botas e calçados de segurança (EPI).

Voralast Soft Touch – mais funcionalidade com toque macio e maior qualidade são os principais benefícios desta linha de produtos, resultado de uma composição única. A combinação para formulações diferenciadas de polióis e pré-polímeros, proporciona uma sensação agradável, similar ao toque macio da borracha, perfeitos para calçados sociais masculinos – que precisam de flexibilidade e conforto.

Voralast Ultralight – tecnologia inovadora que agrega valor ao produto, mais leveza e menor densidade, para aplicações em calçados esportivos.

“A densidade mais baixa faz com que os custos de produção com a linha Voralast sejam menores que os do poliuretano tradicional. Por este motivo, é uma solução muito competitiva para os nossos parceiros e que, com certeza, terá uma boa aceitação no mercado do país”, conclui Nilton Manfrotti – executivo de vendas do negócio de poliuretanos da Dow no Brasil.