Empresa disponibiliza novas soluções: espuma inovadora para colchões com maior controle de temperatura e umidade (VORA Zzz), agentes de expansão que não agridem o meio ambiente (HFO), e resinas para confecção de painéis de madeira mais sustentáveis (ISOBIND e VORAMER)

A Dow apresentou suas mais recentes inovações em poliuretano durante a FEIPUR, que aconteceu entre 08 e 10 de novembro de 2016, em São Paulo. São soluções que trazem benefícios ao meio ambiente e que garantem melhor desempenho e produtividade para os mercados de colchões, refrigeração, mobiliário e construção civil. Com seus novos produtos, a companhia visa a colaborar na construção de um futuro mais sustentável.

Com 60 anos de atuação no Brasil, a Dow oferece um portfólio abrangente de tecnologias e soluções personalizadas para clientes de vários setores sob as áreas de negócio DurableScience, que oferecem durabilidade, resistência e melhor produtividade para diversos mercados; ComfortScience, para levar mais conforto e comodidade ao consumidor final; e InsulationScience, para garantir eficiência energética a diversas indústrias. Com lançamentos para cada um desses mercados, a companhia reforça sua posição de líder global no fornecimento de soluções de poliuretano.

A Dow investe fortemente em inovação para atender os desafios atuais de seus clientes dos mais variados setores. Anualmente, a companhia destina US$ 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento. “A América Latina é um mercado muito importante para o negócio”, afirma Caio Sedeño, vice-presidente Comercial de Poliuretanos da Dow para a América Latina.

“O Brasil, Argentina e Colômbia possuem unidades fabris que contribuem para entregar produtos de forma rápida e prestar assistência técnica especializada para as demandas de cada cliente”, afirma Sedeño. O negócio fabrica e comercializa componentes químicos e sistemas de poliuretano formulados para os mercados de espumas rígidas, semirrígidas e flexíveis, revestimentos, adesivos, selantes, elastômeros e compósitos.

Garantindo mais eficiência energética

Em suas Metas de Sustentabilidade para 2025, a Dow se compromete a oferecer produtos e soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável, neutralizando três vezes mais emissões de carbono do que emitirão em seu ciclo de vida e economizando três vezes mais energia do que a quantidade que consumirão.

Dessa forma, a empresa investe no desenvolvimento e promoção de produtos com mais eficiência energética, sob a marca InsulationScience. Lançou na Feipur novas tecnologias que utilizam o agente de expansão (HFO), solução que promove melhor desempenho e otimização dos custos para os segmentos de refrigeração comercial, doméstica e construção. “Alinhada ao Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs, o agente de expansão não agride o meio ambiente e substitui os clorofluorcabonos (CFCs) e hidroclorofluorcabonos (HCFCs), que danificam a camada de ozônio e contribuem com o aquecimento global”, explica Marcelo Fiszner, diretor de Marketing para Poliuretanos da Dow na América Latina.

Com forte apelo sustentável para o segmento de construção, a Dow também oferece duas tecnologias de alta eficiência. O VORACOR é uma tecnologia que oferece uma combinação única de eficiência, leveza e propriedades de ligação estrutural, com facilidade de uso na indústria da construção. Já o VORATHERM é uma tecnologia para fabricação de painéis rígidos termoisolantes para a indústria de construção seca, com ótimo balanço de propriedades.

Já para a cadeia do frio, a Dow reforçou duas soluções para proporcionar melhor isolamento térmico. O PASCAL melhora a eficiência energética de refrigeradores. Já o PASCAL PRO é voltado para o segmento de refrigeração comercial.

Mais conforto para os consumidores

A mais recente inovação de ComfortScience da Dow é a espuma de alto fluxo de ar e absorção de umidade VORA Zzz. “A solução permite aos fabricantes de espuma melhorar a respirabilidade de colchões por meio de maior controle da temperatura e da umidade durante a noite, proporcionando um sono mais agradável”, afirma Marcus Kerekes, gerente de Marketing da área de Consumo e Conforto de Poliuretanos da Dow para América Latina. Considerado um grande avanço no segmento, o VORA Zzz foi um dos três finalistas do Prêmio Inovação em Poliuretano de 2016, concedido durante a conferência anual do Centro das Indústrias de Poliuretano (CPI), nos Estados Unidos.

A Dow também destaca o recém-lançado VORALUX, tecnologia para a fabricação de espumas moldadas, com amplo espectro de densidade e características únicas. Completando seu portfólio para melhorar o conforto do consumidor, a empresa traz o VORANOL, tecnologia utilizada na fabricação de espumas flexíveis.

Já para o mercado de calçados, a Dow fornece o VORALAST tecnologia para solas e entressolas de calçados que melhora a durabilidade, o desempenho e o conforto.

Durabilidade e qualidade

Sob a marca DurableScience, as novidades apresentadas pela Dow são ISOBIND e VORAMER, resinas para aglutinação de madeira compostas por diisocianato de difenilmetano (MDI) poliméricos e emulsionáveis para serem utilizada na fabricação de painéis de madeira. A substância substitui a comumente utilizada resina adesiva de ureia-formaldeído (UFFI), que gera emissões nocivas de formaldeído ao longo de diversos anos. “Além de ser mais sustentável e melhorar a qualidade do ar, a resina possui alta resistência à umidade e maximiza o contato da substância com as fibras da madeira. Podem ser aplicados em painéis tipo MDF e MDP”, reforça Jimena Tovar, gerente de Marketing da área Industrial e Infraestrutura de Poliuretanos da Dow para América Latina.

As linhas ISOBIND e VORAMER também podem ser utilizadas como aglutinantes para unir materiais triturados como borracha, espumas flexíveis de poliuretano, entre outros.

Outro destaque são os sistemas de poliureia e poliuretano VORASTAR e HYPERLAST, que oferecem para impermeabilização e proteção de superfícies e estruturas. Sua aplicação e cura rápida permitem revestir geometrias complexas com total eficiência, garantem excelente durabilidade devido à sua capacidade de alongamento e resistência a rachaduras.

Para a indústria automotiva, a Dow fornece o produto SPECFIL, tecnologia para espuma selante ou adesiva, utilizada na fabricação de filtros de ar e de óleo automotivos.

O último destaque apresentado é VORAFORCE, sistema de compósitos base poliuretano para projetos de infraestrutura, construção, transportes e lazer. Os sistemas garantem melhor performance, resistência a altas temperaturas e à pressão, um processamento eficiente, boas barreiras química e mecânica, consistência de qualidade e melhor custo. São projetados de acordo com as necessidades do cliente, não conduzem eletricidade e são quatro vezes mais leves do que o aço.

Complemento de portfólio

Em 1º de junho de 2016, a Dow adquiriu 100% do negócio de silicones da Dow Corning. Com a incorporação da empresa, o portfólio de soluções ficou ainda mais completo, agregando conhecimento da líder global em silicones, que produz surfactantes utilizados como aditivos no poliuretano.

Painéis

A Dow vai participou, na Feipur, dos seguintes painéis setoriais:

– Isolamento térmico: Aspectos favoráveis do uso de água e hidrofluorolefinas (HFOs) na eliminação do HCFC141b para espumas rígidas de poliuretanos

– Construção civil: Melhoramento dos sistemas PUR e PIR para adequação às novas regulamentações na construção civil

Mineração: Revestimento elastomérico para alta resistência química

Espumas flexíveis: Tecnologias de controle térmico em espumas flexíveis para um melhor conforto

Para mais informações sobre as soluções apresentadas durante a FEIPUR, acesse http://www.downafeipur.com ou www.feipur.com.br (acesse “Eventos Simultâneos” e “Painéis Setoriais”)