A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), realizam no dia 6 de dezembro o seminário “Ética e Compliance para uma gestão eficaz” para discutir como o compliance pode modernizar a gestão de entidades e empresas da construção civil no Brasil. Promovido pela CBIC e pelo SESI Nacional, o evento terá participação de representantes do Judiciário e especialistas para debater como fortalecer mecanismos internos de controle, assim como as normas de conduta que tornam mais difícil a prática de desvios.

Estão confirmadas as presenças do cientista político Leonardo Barreto, do economista Gesner Oliveira, do procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Marcelo Lemos, do diretor de Integridade, Acordos e Cooperação Internacional, da secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), do ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Renato Capanema, e do consultor da Siemens, Lino Sidney.

Na ocasião, a CBIC vai lançar em Porto Alegre o Guia de Ética & Compliance da construção civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e iniciativas de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas. O volume é composto por um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. São documentos que apontam o que pode ou não ser feito no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores.

O seminário e a apresentação dos documentos são o desfecho de um trabalho iniciado em 2015, em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC decidiu atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área para a construção civil.