• A quinta edição da ferramenta de análise de tendências e design de cores
  • As tendências dos consumidores sugerem desapontamento, mas também determinação
  • O kit de apresentação contém amostras de carpete, pompons e cartões de amostra de fibras

A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, lança o ColorForward Interiors 2018, o quinto guia anual de previsão de cores e tendências para o mercado de fibras e têxteis.

A cada ano, uma equipe internacional de especialistas dos centros de design e tecnologia ColorWorks, da Clariant, avaliam as atitudes sociais por todo o mundo e fazem uma previsão sobre as cores que criarão uma ligação emocional com os consumidores nos próximos anos. Todas as quatro tendências identificadas na edição de 2018 refletem um sentimento generalizado de tristeza, medo e desconfiança em relação ao mundo que conhecemos. Essa melancolia reflete-se nas tonalidades esmaecidas e um tanto cinzas das cores selecionadas. Ao mesmo tempo, entretanto, há uma certa resolução, uma determinação para resistir e um otimismo cauteloso de que as pessoas podem fazer a diferença e que as coisas vão melhorar com o tempo; por isso muitas das cores são também quentes, orgânicas e repletas de esperança.

O kit de apresentação do ColorForward Interiors 2018 contém as vinte tendências de cores, na forma de pompons feitos de fibras de polipropileno (PP) e poliamida (PA), além de cartões de amostra de fibras de poliéster.

Uma novidade na edição de 2018 são as amostras de carpete, desenvolvidas em parceria com a área de negócios Performance Yarn, do Radici Group, em Bérgamo, Itália. Grande produtora de fibras sintéticas, incluindo náilon, poliéster e polipropileno, Radici possui uma máquina de prototipagem que representa o estado da arte em tecnologia e é capaz de produzir amostras de carpetes em minutos. Ela se mostrou ideal para experimentar as diversas combinações de cores e produzir os protótipos incluídos no kit de apresentação do ColorForward Interiors. “Pela primeira vez”, diz Alessandro Pozzati, Designer Industrial da Clariant ColorWorks, “podemos mostrar às pessoas as cores de 2018 com toda a precisão de um produto acabado. Designers de tecidos e carpetes sempre utilizam uma combinação de cores; por isso, essas amostras oferecem uma ponte entre o mundo das cores e o mundo das fibras. Com elas, os especialistas do ColorWorks conseguem se conectar de forma mais direta às equipes de design dos nossos clientes”.

O Radici Group já conhecia o ColorForward, mas esse projeto envolveu Arturo Andreoni, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Aplicações, de maneira mais profunda no processo de criação que existe por trás da ferramenta de tendências de cores da Clariant. No ano passado, ele assistiu uma apresentação de ColorForward Interiors 2017. “Sempre achei que se tratava de uma ferramenta interessante e útil para os designers, que precisam capturar as emoções e acompanhar as megatendências sociais, e então, traduzi-las em novos produtos, feitos com as cores certas”, afirma. “Neste ano, trabalhamos junto com a equipe de ColorForward e nos divertimos muito acompanhando todo o processo, desde a seleção das cores até a produção do masterbatch e, finalmente, o produto final: um carpete! Foi uma ótima experiência trabalhar com profissionais tão respeitados em um projeto que foi além do tradicional relacionamento fornecedor/cliente”.

Dentre as tendências e as cores de ColorForward 2018 destacam-se:

Newmorrow

O tema da tendência Newmorrow reflete uma espécie de espírito “yin-yang” entre os consumidores. Por um lado, eles acreditam que o “sistema” está corrompido e é incapaz de mudar as condições socioeconômicas que se tornaram intoleráveis. Também há, entretanto, a convicção de que a mudança ainda é possível… Não através do governo, mas por meio dos esforços de pessoas comuns e de pequenos grupos. As pessoas compreendem que essa mudança acontecerá lentamente, por isso, é necessário adotar um “pensamento de catedral”. Assim como foi necessário o trabalho de várias gerações para construir as grandes igrejas medievais da Europa, a tarefa de mudar e melhorar um sistema corrupto exige um forte empenho, uma visão de longo prazo e a crença de que o objetivo final será alcançado.

Não é de surpreender, portanto, que a paleta de cores Newmorrow inclua um verde acastanhado chamado Primordial Soup. A cor remete a referências ao esgoto e à morte e, por isso, algumas pessoas já chegaram a se referir a ela como “a cor mais feia do mundo”. No entanto, ela também nos faz lembrar do rico e verdejante substrato biológico que gerou a vida como a conhecemos.

LongitudeLatitudeAttitude

A insatisfação com as formas convencionais de viver também estão por trás do tema da tendência LongitudeLatitudeAttitude. Reconhecemos que há um número cada vez maior de seres humanos que estão abrindo mão de ter um endereço fixo. São os “novos nômades”. Muitos deles são artistas, músicos ou empreendedores criativos, mas o que eles realmente têm em comum é o desejo de um estilo de vida errante e minimalista, restringindo suas posses ao que consigam carregar com conveniência. Os cidadãos do Novo Mundo prezam pela flexibilidade de um estilo de vida que reflita sua paixão pela vida em constante movimento e que permita mergulharem em uma fusão de etnias e interesses.

As cores de LongitudeLatitudeAttitude são boêmias. Elas variam de um fúcsia purpúreo, chamado Nomadness, um amarelo quente quase alaranjado, chamado Kaleido tribe, a um azul acinzentado chamado Cirrus aviaticus, uma referência ao rastro de fumaça que os aviões a jato deixam no céus límpidos.

Through the mirror

Em algum lugar do caminho, muitos consumidores começaram a ter sensações desagradáveis relacionadas ao vazio de seus estilos de vida convencionais. Eles sentem que perderam o contato com seu “eu interior” ou, talvez, que nunca tenham prestado atenção ao “eu interior” quando seguem seus caminhos pela vida. O tema da tendência chamada Through the Mirror tenta capturar o sentido de “ennui”, que é o de se estar à deriva no mundo moderno, ao mesmo tempo em que se sabe que um despertar espiritual é possível.

A prática de त्राटक da ioga inspira a cor laranja perolada na paleta Through the Mirror. A pronúncia da frase em sânscrito é “trataka” e significa olhar fixamente para um ponto determinado, a fim de se concentrar na mente interior, apagar a percepção visual e distanciar-se do mundo exterior.

Nerdylicious

Fora do pessimismo que parece estar por trás das tendências descritas acima, surge a história de reconhecimento de um grupo de pessoas há muito tempo estereotipadas como um bando de desajeitados estranhos e excessivamente intelectuais: os “nerds”.  O tema da tendência Nerdylicious vê que esses “crânios” são cada vez mais aceitos como inovadores em um mundo complexo, com uma curiosidade permanente e uma paixão por explorar novas ideias e enigmas intrincados.

Embora as cores de Nerdylicious sejam suaves e tênues como a maioria das cores dos outros grupos de tendências, elas também são as mais vivas e otimistas de toda a paleta de 2018. Por exemplo, Lightning Boot é um amarelo transparente, quase alaranjado, que lembra as luzes de LED de um painel de controle, enquanto Alberting out! é um branco ótico levemente sujo, uma homenagem ao maior nerd de todos: Albert Einstein. Lembra um dos jalecos que ficam encardidos após vários dias seguidos de 18 horas de trabalho.

Para saber mais sobre o ColorForward, visite www.colorworks.clariant.com. A Clariant também oferece seminários nas quatro localidades do ColorWorks.